Como as horas extras na CLT funcionam?

Como as horas extras funcionam na CLT

banner GB

Como as horas extras funcionam na CLTNão importa se você é funcionário de uma empresa, ou se tem que lidar com a folha de pagamentos de seus empregados todo mês: é sempre necessário saber como lidar com as horas extras no ambiente de trabalho. E as dúvidas são as mais diversas possíveis, variando entre questões como a forma de cálculo e sua obrigatoriedade por parte do empregado. Você sabe como funcionam as horas extras na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas)? Quer saber mais informações sobre esse tema? Confira:

O que exatamente são horas extras na CLT?

A CLT, que contém a maioria dos direitos e obrigações de empregados e empregadores no Brasil, determina o conceito de horas extras como sendo “a hora suplementar, em número não excedente a 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho” (CLT, artigo 59). Ou seja, é hora extra toda aquela que excede a jornada de trabalho previamente acordada. Ela pode ocorrer nas horas anteriores à jornada de trabalho, durante seus intervalos, ou depois de seu término.

Em quais situações é preciso pagar horas extras?

De acordo com a CLT, é preciso pagar horas extras a empregados quando eles excedem o período normal/contratual da jornada de trabalho. Por exemplo, se o empregado trabalha 6 horas por dia, entre 13h e 19h, e eventualmente tem que trabalhar além das 19h, por exemplo até 20h, essa uma hora extra será contabilizada para pagamento de forma especial (como veremos adiante).

O empregado é obrigado a fazer horas extras?

Não, o empregado pode não concordar em fazer horas extras e não é obrigado a aceita-las. Normalmente, a previsão sobre horas extras está no contrato de trabalho (por escrito, ou até mesmo oral), ou em convenções coletivas (de categoria, que normalmente são superiores aos 50% adicionais). Se não houver previsão em nenhum desses instrumentos, ou então se o empregado realmente não quiser, ele não precisa fazer horas extras. A exceção ocorre em situações de emergência na empresa, ou de manifesto prejuízo caso o empregado pare de trabalhar imediatamente após o fim da jornada (CLT, artigo 61). Ou seja, a obrigatoriedade ocorre em situações de exceção.

Como a hora extra na CLT deve ser registrada?

O funcionário deve manter um controle próprio das horas extras trabalhadas, para verificar se seu empregador as contabilizou corretamente. Somente empresas com mais de 10 empregados são obrigadas a registrar formalmente a frequência de seus funcionários (controle de ponto). Ainda assim, há empregadores que deixam de registrar essas horas extras por má-fé. Nesses casos, o empregado deve procurar provas de sua permanência além da jornada no trabalho, como por meio de testemunhas, horários de e-mails de trabalho etc.

Como a hora extra é remunerada?

A hora extra é remunerada em, pelo menos, 50% mais do que a hora de trabalho na jornada comum (artigo 7º, inciso XVI, da Constituição). Para fazer esse cálculo, o empregador deve dividir o salário integral do funcionário pelo número de horas trabalhadas durante o mês. Depois, é preciso multiplicar esse valor da hora de trabalho por 1,5 (100% + 50% = valor total da hora extra). É importante lembrar que esse mínimo vale para dias de semana apenas, já que horas extras aos domingos e feriados valem ao menos 100% mais (multiplicar a hora de trabalho por 2).

As horas extras podem ser transformadas em horas de folga?

Sim, mas com algumas ressalvas. Se houver um sistema de banco de horas na empresa, ela tem até 12 meses para compensar as horas extras por meio de horas de folga. Se não houver banco de horas instituído, ainda assim é possível compensar por meio de horas de folga, mas somente até a semana seguinte. Caso contrário, é necessário pagar o funcionário as horas extras no mês seguinte ao que elas ocorreram.

Essas informações sobre as horas extras na CLT podem te ajudar muito a exigir seus direitos trabalhistas, bem como a manter sua empresa regularizada junto a seus empregados. Ainda tem dúvidas sobre esse tema? Deixe aqui nos comentários sua questão e participe!

banner GB 2Leia também:

– Compare 4 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

 

Comentários

comentários

13 Comments

  1. se h oras extras, se incopora ao salario depois de (dois) 2 anos, quando a empresa achar desnecessarias.

  2. sou func publ munic, meu horario de trab.é das 22:00 as 6:00,sendo q ganho duas horas extras p dia pois trabalhamos em revesemento, tres horarios de 8:00h. Meu dia de folga é sempre as quartas feiras gostaria de saber pq o di q cai um feriado no dia da minha folga ou seja numa quarta feira,recebo apenas um dia ou a folga ou o feriado,pq se observarmos bem na semana em q tem esse feriado na verdade, eu recebo um ou outro.sei q não trab.16 hs mas meu modo de ver,alguma coisa esta estranha ai,poderia ser mudado o dia da folga nesses casos pqra q não havesse algum prejuizo. Me esclareçam por favor. Aguardo respostas

    • Oi, Antonio

      Se a sua folga coincidir com o feriado você tem direito a mais uma folga, segundo a Associação de Comerciários de Campinas. Eles fizeram um vídeo bem legal contando como funciona isso: https://www.youtube.com/watch?v=iv0BYkvxHYA

  3. ROSELITA PEREIRA LIMA GOSTARIA QUE ALGUEM ME AJUDA A TIRA UMA DUVIDA AS HORAS SAO CALCULADA ATRAVES DO SALARIO BASE MEU SALARIO 917,98 E RECEBO FIXIÇO A IMSALUBRIDADE 183,60 QUE DA UM TOTAL = 1.101,58 O CALCULO É FEITO SO NO BASE ?!
    limaroselita@hotmail.com

  4. roselita eu estou falando de horas extras.

  5. Bom dia!
    A hora extra,mesmo sendo banco de horas deve ser registrada por meio do ponto eletronico?

    • Oi, Maria

      Tudo bem? O funcionário deve manter um controle próprio das horas extras trabalhadas, para verificar se seu empregador as contabilizou corretamente. Somente empresas com mais de 10 empregados são obrigadas a registrar formalmente a frequência de seus funcionários (controle de ponto). Ainda assim, há empregadores que deixam de registrar essas horas extras por má-fé. Nesses casos, o empregado deve procurar provas de sua permanência além da jornada no trabalho, como por meio de testemunhas, horários de e-mails de trabalho etc.

      =)

  6. Meu horário de expediente é 7:30 as 11:53 e 13:25 às 17:45. Após este horário exemplo à partir das 19h, conta-se 50% ou 100%..pela clt?

    • Oi, Ivan

      Tudo bem? recomendamos que você converse com um advogado trabalhista para ele fazer o cálculo correto da sua hora trabalhada.

      Abraço

  7. A carga horário do empregado, é de 40 horas semanais, porém num determinado mês, ele fez menos de 40 horas horas semanais, em todas as semanas, mas em 4 dias desse mês, ele trabalhou 10h.
    Esse empregado tem direito a hora extra?

    • Oi, Denny

      Tudo bem? Depende do acordo feito com a empresa e do sistema de controle. Há empresas por exemplo que têm acordo com o sindicato para reduzir a jornada de 8 horas diárias para 7 horas, mas colocar um plantão aos sábados por exemplo. Nesse caso, você deve consultar o seu sindicato para saber ao certo como é a jornada da sua categoria.

      Abraço!

  8. Boa tarde sou funcionário Publico Municipal trabalho como motorista do transporte escolar começo o expediente as 05:00 da manha e vou até as 19:30, sendo que no Horário de almoço tradicional que é das 11:00 ás !3;00 estou na rota!! eles estão afirmando que tenho direito de duas horas depois ou antes deste horário. Mas a CLT afirma que neste caso o direito é apenas de uma hora para refeição tendo que pagar o restante em horas corrida estou certo ou eles podem descontar estas duas horas no meu dia trabalhado?

    • Oi, Valdivino

      Tudo bem? Como o seu caso é bem específico, sugerimos que você consulte um advogado de confiança para avaliar ao certo o correto nesta situação.

      Boa sorte

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *