6 dicas para você economizar no mercado

Cartão do Supermercado

banner GB

economia-compra-em-supermercadoUma pesquisa do GuiaBolso publicada no Diário do Comércio mostra que os consumidores gastaram mais do que planejaram em mercado em agosto. Aprender a fazer o orçamento e cortar despesas é fundamental para não perder o controle das finanças e contrair dívidas. Com a inflação do acumulado de 2015 batendo em 7,2%, a ordem é cortar gastos excessivos e fazer uma reserva para emergências e investimentos.

A falta de planejamento está ligada, muitas vezes, com a difícil tarefa de anotar todos os gastos. Por isso, aplicativos de controle automático, como o GuiaBolso, facilitam a vida de quem quer colocar as contas em ordem. Thiago Alvarez, CEO do GuiaBolso, explica que o ideal é gastar no máximo 50% da renda líquida com contas essenciais, como moradia, transporte e mercado. Outros 15% devem ser reservados para prioridades financeiras (pagamento de dívidas e investimentos) e o restante, 35%, para despesas ligadas a estilo de vida, como lazer, viagens, celular e bares e restaurantes.

Conheça melhor a regra do Regra 50-15-35 para fazer seu planejamento e veja nossas dicas para economizar no mercado:

 

Dicas para economizar no mercado

  1. Evite fazer compras mensais. Apesar de ser uma boa economia de tempo, você pode acabar comprando produtos com prazo de validade próximo do vencimento e não conseguir consumi-los. Assim, também evita o desperdício.
  2. Monte um cardápio para a semana. O planejamento na cozinha também pode ajudar na economia. Com uma lista de compras mais objetiva (feita a partir do cardápio) você economiza tempo dentro do mercado e reduz o desperdício.
  3. Acompanhe as promoções e pesquise preços e marcas antes de ir ao mercado. Opte por ir no mercado nos dias promocionais, como o dia de feira.
  4. Compare e opte pelo mercado que pratica preços melhores para seu bolso. Às vezes, vale a pena comprar carnes em uma loja e produtos de limpeza em outra, por exemplo.
  5. Permita-se experimentar novas marcas em vez de ficar preso apenas às tradicionais que, muitas vezes, são mais caras e oferecem a mesma qualidade de outras que são novas.
  6. Evite ir ao mercado com pressa porque você pode acabar não pesquisando os preços e levando o que não precisa.

banner GB 2

Leia também:

– Compare 4 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *