O que são e como funcionam as consultorias?

assessoria-financeira-consultoria

banner GB

consultoriaMuito comuns no mercado atual, as consultorias, de forma geral, aconselham indivíduos e empresas sobre qual é o melhor caminho a tomar em determinada área ou assunto. Estas companhias unem conhecimento técnico e científico, fundamentado em teorias, à experiência, focando sempre em soluções práticas.  Descubra o que são e como funcionam as consultorias:

O que é o trabalho de consultoria?

O trabalho de consultoria é um serviço de aconselhamento, em que empresas ou pessoas físicas contratam uma companhia ou até mesmo um consultor autônomo que são qualificados e têm treinamento específico para fornecer, de forma independente e objetiva, a identificação de problemas gerenciais ou pessoais. Também é trabalho da consultoria analisar a raiz destes problemas, encontrar possíveis soluções para eles e, eventualmente, ajudar a empresa ou o indivíduo a implementá-las.

A consultoria pode atuar em diversas áreas da empresa: financeiro, RH, negócios etc. No caso de consultoria de negócios, é importante avaliar o porte da empresa para escolher a mais adequada. No caso de pequenas e microempresas, por exemplo, há o Sebrae, que é uma referência na área.

Como consultores trabalham?

Para ser considerado um consultor, é importante que o profissional tenha conhecimentos, habilidades e atitudes. Em seu trabalho, o consultor deve seguir premissas de independência e possuir capacidade analítica e, antes de tudo, uma postura ética. Sejam consultores internos (em geral, profissionais da própria empresa) ou externos (funcionários de uma consultoria contratada), o primeiro passo do trabalho deles é entender a estratégia e os principais objetivos da área para a qual estão prestando consultoria para, em seguida, coletar dados para um diagnóstico. A partir destas informações, podem implementar processos e ferramentas customizados de acordo com as políticas e valores da companhia.

Consultoria Interna x Consultoria Externa

O consultor pode ou não estar vinculado à uma empresa específica. Quando o profissional se dedica totalmente a apenas uma companhia ele é conhecido como consultor interno. Já o consultor que presta serviços ocasionais para uma empresa é um consultor externo ou autônomo. É muito comum que as companhias tenham os dois tipos de consultor em atuação. Um não substitui o outro, já que são dois profissionais complementares. Enquanto o consultor interno pode funcionar como apoio e ponto focal de projetos de consultoria, o consultor externo costuma ter maior experiência prática que o interno, por atuar em empresas diferentes, com atividades diferentes e, consequentemente, problemas diferentes. O consultor externo é imparcial e tem como bônus ter uma visão diferente para os desafios da empresa.

Conheça alguns tipos de consultoria

São quatro principais tipos de consultoria. A primeira é de Serviço/Produto.  Neste modelo, o tipo de produto ou de serviço é que define qual consultor será contratado (interno ou externo).

É possível ainda categorizar a consultoria por conta da sua Estrutura. Neste caso, são considerados fatores como metodologia, flexibilidade, adequação à realidade do cliente, nível de aceitação e tempo para contratação. Dentro de estrutura, é possível contratar uma consultoria artesanal (que oferece solução diferente de acordo com cada tipo de ambiente e negócio) e a consultoria pacote (que usa o mesmo método para diferentes situações e empresas).

O terceiro tipo de consultoria é Abrangência, que é a profundidade e amplitude do trabalho que o consultor executará na empresa. Há a possibilidade de ter uma consultoria especializada (atua com mais ênfase dentro de uma área específica da empresa como, por exemplo, financeiro) e a total (inclui vários pontos ou departamentos da companhia).

Por fim, há a consultoria de Forma de Relacionamento, em que a divisão é feita segundo a forma que o consultor se relaciona com o cliente e parceiros (vínculo empregatício, necessidade de documento formal etc). Há consultores associados, que estão inseridos em uma rede junto com outros consultores; autônomos, que não têm relacionamento com outros consultores; e virtual, que não encontra com os clientes e faz o diagnóstico de forma remota.

Recorrer a uma consultoria pode ser uma saída para ter uma opinião externa e imparcial sobre determinada questão ou até mesmo sobre aspectos gerais de uma empresa. Ainda tem alguma dúvida sobre o serviço de consultoria? Deixe nos comentários.

banner GB 2

Leia também:

– Compare 4 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

2 Comments

  1. Nao consigo entrar ainda minha senha deu errrada

    • Oi, Elizangela, tudo bem?

      Você pode recuperar a sua senha no link: https://www.guiabolso.com.br/recuperar-senha

      Você receberá um e-mail com instruções para redefinir sua senha de acesso ao GuiaBolso.

      Qualquer dúvida escreva para suporte@guiabolso.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *