5 dicas para economizar na Semana da Criança

controle-de-gastos-despesas-crianca

banner GB

dicas para economizar

Antes de comprar qualquer item mais caro ou marcar uma viagem, é importante ver se há espaço no orçamento para isso. Colocar no papel as despesas do mês corrente e as que ainda estarão comprometendo o orçamento por um tempo é importante para não prejudicar o orçamento com datas comemorativas. Se estiver endividado, o cuidado deve ser redobrado para não se enroscar ainda mais. Lembre-se que no fim do ano é preciso começar a guardar dinheiro para os gastos de janeiro, como IPVA, IPTU, matrícula na escola, material escolar, entre outros. Veja algumas dicas para economizar na Semana das Crianças:

Fale ‘não’

Nem sempre é fácil negar algo a um filho, mas se sua situação financeira não permite grandes gastos, é importante se controlar na hora de comprar o presente ou levar a criança para um passeio muito caro. Se o filho pediu um presente acima do que você pode bancar, explique que este ano não conseguirá comprar e não se sinta culpado. Falar ‘não’ agora pode ser importante para não se endividar lá na frente ou ainda conseguir poupar para que ele consiga ir faça um curso bom, mas caro, no futuro.

Pesquise antes de comprar

Antes de entrar em uma loja e comprar o primeiro presente que vê, pesquise na internet produtos. Muitos sites de varejistas fazem saldões em épocas comemorativas. Também costumam deixar os preços mais baixos passado o dia especial. Se conseguir esperar para comprar, pode pagar bem mais barato por aquela boneca, bicicleta ou tablete que quer dar à criança.

Evite cartão de crédito

É preciso lembrar que o parcelamento é uma dívida como qualquer outra. Para quem não costuma reservar antecipadamente o dinheiro para pagar a fatura do cartão, a dica é pagar à vista. Além de poder barganhar um desconto, ainda não corre o risco de ter por meses faturas altas para pagar e que comprometem o orçamento.

Prefira programas gratuitos

Aproveite que as cidades estão com programações especiais para crianças nesta semana e prefira fazer programas gratuitos, como oficinas, shows, teatro, museus, parques e outros. Sites como Veja SP, Veja RJ e Catraca Livre podem ajudar a encontrar alguma atividade interessante e barata.

Ensine educação financeira

Experimente dar um dinheiro para as crianças no lugar de presentes e deixe que elas escolham o que querem comprar. Aproveite a oportunidade para ensiná-las que as coisas têm custos diferentes e que elas podem fazer o dinheiro render mais se comprarem itens mais baratos. Mostra que elas têm a opção de investir o dinheiro para que tenham mais reais no futuro e possam comprar algo maior e mais caro. O investimento pode ser no banco ou em algum “negócio” como produtos para fazer um bolo e vender na escola, papéis e lápis para colorir para desenharem e venderem as obras de arte a familiares e amigos, ou ainda fazer uma rifa para arrecadar mais dinheiro e ajudar uma instituição de caridade.

 

banner GB 2

Leia também:

– Compare 4 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

 

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *