O que é TED bancário?

o que é o TED bancário?

banner-mktplacedireto-2

Atualizado em outubro de 2018

Por Isabella Mello

Se você já transferiu dinheiro da sua conta para uma outra em um banco diferente, já deve ter se perguntado o que é o tal do TED que aparece como uma das opções, ao lado do DOC (também desconhecido). E aí, na hora de escolher entre eles, você chuta qualquer um e o que importa é que sempre dá certo. Acertei?

Mas não precisa ser assim toda vez, né?

Afinal de contas, o que é TED bancário?

TED é um nome bem mais fácil pra Transferência Eletrônica Disponível. “Tá, mas isso continua não dizendo nada”. Vou explicar melhor:

Ele é um tipo de transferência em que o dinheiro sai da sua conta assim que você fizer a operação e já cai no mesmo dia na de quem vai receber. Mas não é sempre assim! Se você deixar pra transferir depois das 17h, a grana só passa de um pro outro no dia útil seguinte.

Isso também significa que se você fizer o TED bancário depois do fim da tarde de uma sexta-feira, seu dinheiro só vai pras mãos da outra pessoa na segunda. E aí, se o pagamento for super urgente, já era :/

O TED também tem os seus fãs por ser bem liberal: ele transfere desde poucos centavos até muitos milhões! O que deixa tudo muito mais seguro e fácil, né? Imagina como era antigamente: você tinha que sacar a sua grana e só aí podia depositar em uma outra conta.  

Toda essa rapidez e falta de limites são as principais diferenças entre TED e DOC – aquela outra opção de transferência que eu falei antes.

 

Quer ficar expert nos dois? Dá uma lida nesse texto também:

+ DOC e TED: entenda a diferença e saiba qual escolher

 

Nem tudo são flores…

O TED bancário parecia perfeito até você descobrir que ele não te dá uma segunda chance. É isso mesmo: se você transferiu o dinheiro errado, não tem mais como cancelar e consertar o que você já fez.

E quanto eu pago pra fazer um TED?

A gente sabe que o banco não é bobo nem nada. Então, o TED tem o seu preço!

Pra te ajudar na missão da pesquisa, a gente separou aqui o valor que alguns bancos cobram por um TED bancário:

Banco Taxa presencial Terminal de auto-atendimento e outros meios eletrônicos Internet
Caixa Econômica Federal 15,50 8,65 8,65
Bradesco 17,85 9,70 9,70
Santander 18,50 9,90 9,90
Banco do Brasil 18,70 8,80 8,80
Itaú 19,10 10,20 10,20

 

Fonte: FEBRABAN

(taxas de outubro de 2018)

A conta que ninguém te conta!
No site da FEBRABAN, Federação Brasileira de Bancos, tem uma ferramenta que chama Star. Ela mostra os pacotes oferecidos por todos os bancos. Aí, dá pra comparar os valores e encontrar aquele que tem mais a ver com você. Ótima estratégia pra seguir na hora de escolher onde vai abrir uma conta, né?

 

Pega papel e caneta e anota a dica pra economizar!

Fazer TED pela internet ou no caixa eletrônico tem taxas bem menores do que se você for até o banco pra isso! Sem contar que economiza no transporte até lá, né?

Ah! O TED e o DOC costumam ter os mesmos valores, ta?

Do que eu preciso quando eu vou fazer o TED bancário?

Essa parte é simples! Você só precisa saber de algumas informações de quem vai receber o dinheiro. Então, não esquece de levar anotado o CPF dela (ou CNPJ, se for uma pessoa jurídica), código do banco (aqueles 3 números que identificam cada instituição, sabe?), agência e número da conta.

“Ai meu Deus, coloquei um número errado!” Relaxa! No dia seguinte você já tem o seu dinheiro de volta.

“Ué, a grana saiu da minha conta, mas a pessoa não recebeu.” Então corre pra falar com o seu banco e ver onde foi parar o seu dinheiro!

 

É bem mais simples do que você imaginava, né? Conta pra gente aqui nos comentários o que você achou!

Leia também:

+ Compare 4 opções de empréstimo pessoal online
+ As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
+ 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
+ Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
+ Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

22 Comments

  1. Bom dia! Chegou um imail pra mim dizendo que a transferencia tinha sido concruida com sucesso. Ted 44346 no valor de 1835 reais só que fui no banco e ñ tem nada na conta isso foi dia 17 de agosto 2016 tem como a transferencia cai na poupanca tbm sendo que a conta é conta corrente. Me responda o mas rapido possivel. Obrigada

    • Oi, Adriana

      Tudo bem? Você precisa entrar em contato com o banco porque deve ter havido algum erro na transação. Outra possibilidade é falar com a pessoa que fez o TED para você. Talvez ela tenha colocado algum dado errado e o dinheiro tenha voltado pra conta dela.

      Boa sorte na resolução!!

  2. Bom dia! estou fazendo um TED para passoa juridica na opção tipo o que devo colocar
    aparece:
    tipo - E Titt /CPF Diferenre
    tipo- D mesmo tit CPF.

    estou em duvida entre esses dois, pode me ajudar?
    Obrigada!

    • Oi, Denise

      tudo bem? O tipo de TED é D, justamente por ser uma pessoa (mesmo que jurídica) diferente da sua.

      =)

  3. se pode fazer ted inaios de semana??

    • Oi, Wilson

      Não é possível fazer TED e DOC aos finais de semana. Assim, você pode até fazer a operação, mas ela só será liquidada no próximo dia útil do calendário.

      =)

  4. ola! se pode fazer ter finais de semanas ou so dias úteis?

    • Oi, Wilson

      tudo bem? Não é possível fazer TED e DOC aos finais de semana. Assim, você até pode emitir a operação, mas ela só será feita e liquidada no próximo dia útil do calendário.

      =)

  5. existe ted bancario de seguradora de veiculos

    • Oi, José

      Tudo bem? Não entendemos sua pergunta. Pode nos enviar novamente explicando a dúvida?

      =)

  6. Ola, um TED foi feito pra mim, a conta e agencia estavam corretos, mas notei que nao entrava na conta. Ate que vi, que a pessoa errou o nome do banco, ao invés de um transferiu pra outro. Oq acontece? Esse TED voltara pra conta do remetente?

    • Oi, Daiane

      Tudo bem? O dinheiro retorna ao remetente. Se caiu na conta de outra pessoa peça para quem transferiu entrar em contato imediatamente com o banco para pedir o estorno.

      Boa sorte! =)

  7. A partit de que horas consigo fazer um ted?

    • Oi, Samara

      Tudo bem? No horário comercial do banco, a partir das 10 horas.

      Abraço

  8. Tem aparecido Ted na conta dá minha mãe e ela não sabe quem está depositando este dinheiro na conta dela.
    Tem como saber a pessoa ou a instituição que está depo

    sitando na conta dela ?
    Por ser aposentada ela acha que é alguma empresa que faz empréstimo depositando pra depois descontar ,
    Fazendo empréstimos que ela não pediu ou autorizou

    • Oi, Adriana

      Tudo bem? Recomendamos que primeiramente você entre em contato com amigos e familiares para ver se alguém depositou o dinheiro. Tente também algum cliente caso a sua mãe tenha uma empresa ou tenha prestado algum serviço. Se não descobrirem a origem do dinheiro, é hora de avisar o banco. Fale com o seu dinheiro que desconhece a origem do dinheiro e peça para que ele contacte quem depositou para verificar o que houve. Também peça no banco um termo registrando que você procurou saber a origem do dinheiro, juntamente com o gerente. O próximo passo é registrar um Boletim de Ocorrência para ter também como documento. Tudo isso é para se precaver caso alguém no futuro venha a te cobrar algo. Em todo caso, vale lembrar.: se desconhece a origem deste dinheiro não o gaste. Deixe ele lá parado, pois se for algum erro de conta terá de devolvê-lo um dia.

      Abraço

  9. tenho uma conta salario no banco santander e queria saber se posso transferir o meu salario pra conta da minha mulher atraves do ted?

    • Oi, Luciano

      Tudo bem? Se a sua conta é uma conta salário ela já deve estar vinculada a alguma outra conta sua né? A transferência deve ser feita entre a conta para onde vai o seu salário e a conta da sua esposa. Se for do mesmo banco, é apenas uma transferência bancária. Se for em banco diferente, trata-se de um DOC ou TED.

      Abraço!

  10. Exite alguma forma da pessoa que fez a ted cancelar a transferência? Se ele, por dolo, erra o número do CPF, o valor volta pra conta dele?
    Eu faço esses questionamentos pelo seguinte: se a pessoa vai vender um bem e fica na dependência de confirmar a transferência do dinheiro,pode ser que seja enganado ao consultar sua conta, pois naquele momento o dinheiro estava lá, mas depois pode não estar mais.

    • Oi, Paulo

      Tudo bem? Não é possível cancelar a transferência =(. Mas, se você tem certeza que errou o número da conta ou CPF, não e preocupe. O dinheiro volta pra sua conta.

      Abraço!

  11. Oi eu tinha uma transferência agendada para dia 20/02 hoje foi feito esse agendamento dia 18/02 as 10:00e hj fui olha na minha conta o dinheiro não caiu tem horário pra cair??
    Achei que estava desponivel apartir dá meia noite do domingo.se poder me responder,obr

    • Oi, Ilna

      Tudo bem? provavelmente se o dinheiro não caiu é porque havia algum dado errado. Entre em contato com o banco para saber o que houve.

      Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *