7 dicas de como negociar bem com pessoas teimosas

Businesswomen arguing while their male colleague being busy working

banner GB

negociar bem com pessoas teimosas

Negociar com pessoas teimosas pode dar um pouco mais de trabalho que as negociações normais, mas isso não impede que a negociação seja feita de forma tranquila e proveitosa. Basta um pouco mais de planejamento e capricho nas apresentações para conquistar o cliente e ser um sucesso! Nesse artigo você aprenderá as melhores dicas de como negociar bem com pessoas teimosas.

Defina seus pontos de equilíbrio na negociação

O ponto de equilíbrio, nos termos financeiros, é o menor valor que é aceitável em um acordo. A importância de saber o seu ponto de equilíbrio é ter noção de como e quando mudar o rumo da negociação. Seu ponto de equilíbrio te ajuda a recusar acordos que não são do seu interesse e como negociar melhor. Dessa forma, defina seus pontos de equilíbrio e deixe isso claro durante a negociação.

Estruture propostas

Você precisa de uma proposta estruturada para apresentar para o “teimoso” em questão, que pode ser muito exigente. Pelo sim, pelo não, o melhor a fazer é colocar no papel todas as ideias, números e possíveis soluções. Procure fazer propostas claras, objetivas e que também interessem o outro lado. Faça uma apresentação caprichada, com um bom visual também. A apresentação pode contar muitos pontos.

Planeje seus argumentos

Um bom argumento pode mudar totalmente o rumo de uma discussão. Para os campeões de vendas, o poder de argumentação é forte aliado na hora de como negociar. Procure ser o mais articulado possível e atenção ao raciocínio lógico para conduzir a conversa de forma benéfica para ambos os lados. Fale com clareza, de forma bem simples e direta. Mostre domínio sobre o assunto, seus pontos de vista e a possível solução para o problema. Assim, você estará preparado para cnquistar as o cliente.

Nunca dê algo sem receber em troca

Por mais teimoso que o cliente seja, você precisa ser firme, ao mesmo tempo que cede. Então tenha consciência que você pode sim pedir benefícios. Se está conseguindo negociar, não se esqueça que você também precisa de benefícios nessa negociação. Ofereça sempre alternativas e serviços, mas lembre-se também das suas necessidades.

Não deixe o lado pessoal afetar a negociação

Por mais que dê vontade de sair correndo ou de desistir da negociação, respire fundo! Conte até dez, lembre-se que o lado profissional deve prevalecer e continue a conversa. Mesmo o teimoso tocando em um ponto fraco, você deve deixar o seu lado pessoal e o emocional de lado nesses momentos. Procure focar no seu objetivo com muita paciência e tente ser sempre bem simpático, por mais que as ideias da pessoa sejam totalmente contrárias ao que você pensa.

Abuse da simpatia

Procure sempre ser o mais simpático possível. Se a pessoa é teimosa, ela pode ser um pouco incisiva sobre as suas ideias e gerar um atrito caso você não seja paciente e simpático. Sorria, diga que não é bem assim e mostre o seu ponto de vista com muita educação.

Vá preparado

Prepare-se com argumentos no dia anterior. Procure imaginar as possíveis situações e crie saídas para cada uma delas. Monte uma estratégia de como convencer a pessoa, capriche na apresentação da sua proposta e vá com muita confiança negociar com o seu cliente.

Gostou das dicas? Agora só basta colocá-las em prática e negociar bem, mesmo com pessoas mais difíceis. Boa negociação!

banner GB 2

Leia também:

– Compare 4 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *