Seguro para carros: como funciona e como simular?

Carros usados

banner GB

Seguro para carrosMuita gente tem dúvidas sobre como funciona um seguro para carros e o que deve levar em consideração na hora de escolher o seu. Afinal, são muitas variáveis que influenciam tanto a cobertura do seguro como o valor da franquia. Para te ajudar a saber mais, respondemos algumas das principais dúvidas sobre o assunto.

É possível financiar carros usados? Leia o nosso texto sobre o assunto e descubra!

Como funciona o seguro para carros?

Um seguro para carros é um contrato entre cliente e seguradora que garante ao contratante o pagamento de indenização em caso de sinistro, como acidentes, furtos e roubos. Dependendo do tipo de franquia escolhida, os custos podem ser pagos total ou parcialmente pela seguradora, garantindo que o segurado não tenha nenhum prejuízo.

O que um seguro para carros costuma contemplar?

Existem diversas situações que são cobertas por um seguro para carros. Uma delas é o roubo: quando o veículo segurado é subtraído de proprietário com o dono presente. Já o furto é bastante semelhante. A diferença é que o proprietário não está presente na hora do sinistro.

Outro caso de cobertura pelo seguro é a perda total ou parcial em caso de acidentes, seja de trânsito ou naturais, como incêndio ou alagamentos. Veículos roubados ou furtados mas recuperados com muitos danos também podem ser avaliados como perda total.

Danos a terceiros é uma outra cobertura oferecida pelas empresas e que garante o pagamento de consertos ou indenizações à vítimas de acidentes causados pelo contratante do seguro.

Como é calculado o preço do seguro?

Para calcular o preço do seguro, uma empresa seguradora leva em consideração diversos fatores que aumentam ou diminuem o risco da apólice. O perfil dos motoristas, por exemplo, é um deste fatores, assim como uma análise da utilização que o cliente dá ao veículo, a quilometragem rodada e quantas pessoas utilizam o carro. Com essa análise, é possível definir tarifas mais justas, com quem apresenta menores riscos pagando menos.

O modelo e a marca do carro também influenciam o valor do seguro. Um dos fatores mais importantes é a incidência de roubos e furtos do veículo. Carros que apresentam os maiores índices destes tipos de sinistro costumam ter seguros mais caros. Outro fator é o estilo do carro, já que modelos esportivos e de aventuras costumam se arriscar mais e tem mais chances de sofrer acidentes.

Passo a passo: como investir na bolsa de valores?

Como eu faço para contratar um seguro para carros?

O melhor jeito de contratar um seguro para carros que atenda às suas necessidades é encontrar um corretor de confiança. Com ele, você fica muito mais tranquilo para definir as questões mais importantes para o seu perfil e não paga mais caro por cláusulas que não utilizará. Além disso, um bom corretor está sempre ao seu lado nos momentos que você mais precisa, não deixando você na mão quando algum sinistro acontece.

E onde eu faço uma simulação?

Existem alguns bons sites que te ajudam a simular o valor do seguro do seu carro. Os nossos favoritos são o iCarros, o Minuto Seguros e o ComparaOnline. Neles, é possível descobrir ainda mais sobre o assunto e calcular possíveis cotações para o seu veículo.

Agora que respondemos algumas das suas principais dúvidas para o assunto, conte pra gente nos comentários quais pontos você acha mais importantes na hora de escolher um seguro para carros. Aproveite e leia também o nosso post com 10 dicas para você economizar no seguro do carro.

banner GB 2

Leia também:

– Compare 4 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *