O que você precisa saber antes de comprar presentes de Natal

compras

banner-GB

comprar presentes de Natal

As tentações da época natalina são muitas, ainda mais com o dinheiro do 13º salário caindo na conta. Contudo, antes de sair passando o cartão, leia essas 8 dicas que o GuiaBolso selecionou para você comprar os presentes de Natal com sabedoria e começar o ano no azul:

 1. Coloque limites

Estabeleça um valor máximo que você pode gastar com presentes de Natal, seja para a família, amigos, namorada, amigos secretos e para você mesmo.

2. Faça uma lista

Faça uma lista das pessoas que você quer presentear e inclua os amigos secretos. Distribua o valor máximo que pode gastar com os presentes entre as pessoas. Evite ultrapassar o limite que você estabeleceu para gastar com presentes; assim você entra em 2016 com dinheiro para pagar as altas contas de início de ano.

3. Pesquise os preços antes de comprar presentes de Natal

Pesquisa na internet os preços dos presentes antes de comprar. Há diversos sites e aplicativos que comparam preços de produtos, como BuscapéBondfaro e Zoom.

4. Pague à vista

Na hora de comprar, prefira pagar à vista. Além de poder negociar um desconto, ainda evita cair no Cheque Especial ou se endividar com o cartão de crédito.

5. Não exceda o limite de gastos

Reflita se você precisa mesmo comprar presentes para todos da sua lista e se precisa dá-los antes do Natal. Não é porque você não vai dar presentes que as pessoas vão deixar de gostar de você. Gaste com presentes apenas se você precisa. E se você puder entregar o presente apenas em janeiro para alguém da sua lista indispensável, deixe para comprar nos saldões de janeiro. Os descontos valem a espera.

6. Tome cuidado com as barganhas

Como, até agora, 2015 foi um ano ruim para o varejo brasileiro, é bem possível que as lojas aproveitem a disposição das pessoas a comprar no fim do ano para melhorar sua receita. Por isso, se ver algo com um preço muito baixo, especialmente na internet, desconfie. Pode ser uma fraude. Confira se o site está na lista negra do Procon-SP.

7. Evite comprar por impulso

Além dos presentes de Natal, acabamos nos deixando envolver pela época de festas e alegria e acabamos comprando algo que queremos, mas não precisamos. Antes de passar o cartão, pergunte-se se você realmente precisa de outra roupa para passar o Natal e o Ano Novo, entre outros gastos supérfluos que podem pesar no seu bolso mês que vem.

Se seu presente de Natal para você mesmo for uma viagem, não se sinta como um milionário. Escolha preços que cabem no bolso (e não na parcela do cartão de crédito) e prefira baixa temporada. Planeje-se com antecedência.

8. Reserve dinheiro para janeiro

Controle seus gastos em dezembro para evitar chegar janeiro no vermelho. Use seu 13º salário com cuidado e lembre-se que janeiro é mês de gastos elevados (IPTU, IPVA, matrículas, reajustes etc). GuiaBolso pode te ajudar com o controle financeiro. É um aplicativo automático e gratuito.

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 4 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *