6 dicas pra economizar com transporte

photo-1477477384939-312ffc1177bf

Cansado de ler? Você pode ouvir esse texto:

Uma despesa essencial que consome grande parte do orçamento dos brasileiros é transporte. Pra te ajudar a ver um dinheirinho sobrando na conta no fim do mês, o Guiabolso selecionou 6 dicas pra quem quer economizar com transporte:

  • Deixe o carro em casa

Parece clichê, mas, de fato, quem deixa o carro em casa e vai trabalhar de transporte público consegue diminuir as despesas com transporte consideravelmente. Além do próprio combustível, os gastos com manutenção dos veículos, multas e estacionamento também caem.

  • Vá de bicicleta

Além do metrô, trem e ônibus, há muita gente deixando o carro em casa pra ir ao trabalho de bicicleta ou a pé. Muitas cidades já possuem ciclovias, bicicletários, serviço de aluguel de bike e até lugares em que é possível tomar banho. Além da economia no bolso, você pode incluir uma atividade física na rotina, melhorando sua qualidade de vida e bem-estar.

  • Encha o tanque

A diferença de preço nas bombas varia muito de posto pra posto e bairro pra bairro, especialmente nas grandes cidades. A dica é sempre que for abastecer, encher o tanque pra evitar ter de abastecer em vários lugares e se sujeitar a qualquer preço. É recomendado identificar um ou mais postos que costumam cobrar menos e se programar pra abastecer sempre neles.

  • Procure caronas

Uma boa dica é revezar o carro com colegas que moram próximos. É fácil fazer um esquema de caronas pra levar as crianças na escola, por exemplo. Pergunte no colégio se há mais pais de bairros próximos ao seu na mesma classe do seu filho. A mesma lógica pode ser aplicada pra ir trabalhar ou viagens curtas de fins de semana. Hoje há também diversos aplicativos de carona funcionando no Brasil, como Tripda, Bynd, Zaznu e BlaBlaCar.

  • Faça as contas e veja se vale usar etanol

Se você tem carro bicombustível (o famoso flex), faça as contas e veja se não está mais vantajoso abastecer com etanol e não gasolina. Já há aplicativos que fazem essa conta pra você, como o ‘Álcool ou Gasolina, Chefia?’, disponível pra iOS e Android. A conta que ele faz é simples: divide o preço do litro do etanol pelo valor do litro da gasolina. Se o resultado for maior do que 0,70, vale a pena colocar gasolina. Se for menor, é melhor colocar álcool. Por exemplo, se o litro de gasolina custar R$ 3,70 e o de álcool R$ 2,50, a conta resulta em 0,675, ou seja, está valendo ainda a pena abastecer com etanol.

  • Fique de olho na bomba e na corrida

Fraudes acontecem e você precisa se precaver. Quando tiver abastecendo, certifique-se que foi colocado exatamente o valor ou volume que você pediu. Além disso, pra ter certeza que a bomba de combustível não esteja fraudada, faça as contas do consumo do veículo. Marque quantos litros entraram e quantos km foram percorridos em um mesmo local (estrada ou cidade). Se o rendimento de km por litro (km/l) do seu veículo cair significativamente de um posto pro outro, desconfie. Procure abastecer sempre no posto com o qual seu carro tem o maior rendimento.

Leia também:

– Compare 4 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

 

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *