O que é e como entender o extrato bancário?

financas-pessoais-extrato-bancario

banner-GB

extrato bancário

Não sabe o que é nem como entender o extrato bancário? Confira nossas dicas!

Todo mês, seu banco envia, em papel ou digitalmente, um extrato bancário, que é um documento com todas as informações sobre sua conta bancária e investimentos feitos naquela instituição financeira.  São muitas informações dadas em códigos e letras estabelecidas pelos bancos e talvez você não conheça todas, e queremos com este artigo ajudar você a conhecer melhor seu extrato e como é possível aproveitar o melhor que seu banco tem a oferecer.

Atualmente, é possível receber uma versão impressa com o consolidado do mês pelo correio, mas a opção mais atualizada é entrar no site de seu banco e visualizar o extrato atualizado naquele momento. Alguns bancos até dão descontos aos clientes que optam por não receber via correio, além de ser ecologicamente correto.

Entenda seu extrato bancário

O principal conteúdo de um extrato bancário é a movimentação de entrada e saída de dinheiro de sua conta bancária. Estas movimentações são marcadas com as letras c (crédito, ou seja, entrada) ou d (débito ou saída de dinheiro).  O extrato também indica o saldo inicial no período e o saldo final, incluindo ou não os valores de linhas de crédito disponíveis para o correntista. É preciso ter atenção a este ponto, e nunca considerar como dinheiro disponível o saldo final, mas sim saldo sem os empréstimos.  Veja se seu banco oferece aplicativos que permitem o rápido acesso ao extrato bancário online, para checar os lançamentos em quase tempo real.

Cheques e cartões

No extrato também é possível ver quando os cheques foram apresentados para pagamento e quais foram devolvidos por falta de fundos.  As atividades de seu cartão de débito também podem ser acompanhadas pelo extrato bancário, o que é importante para identificar logo quando houver um duplo pagamento, para reclamar  rapidamente com seu banco.  Em alguns bancos é possível também acompanhar através do internet banking os lançamentos do cartão de crédito, o que também auxilia no controle dos gastos no momento em que são feitos.

Extrato, um ajudante no controle de gastos

Se você já está entendendo bem a dinâmica de seu extrato bancário, é possível começar a usá-lo a seu favor. Identifique todas as taxas cobradas por seu banco,  e converse com seu gerente para negociar descontos e até excluir serviços que você eventualmente não utiliza.  Aproveite também para começar uma planilha de custos baseado  nos lançamentos de seu extrato.  Assim, você consegue visualizar onde os gastos estão maiores e como é possível fazer cortes e iniciar uma poupança para futuros projetos.  Aplicativos como o GuiaBolso conseguem conectar seu extrato bancário e os dados já aparecem em seu orçamento.

Agora que você já conhece seu extrato bancário e os principais termos e serviços oferecidos, aproveite para estudá-lo com calma e entenda como é possível usar esta ferramenta a seu favor,  controlando seus gastos e aproveitando as vantagens que podem ser oferecidas por seu banco. Tem outras dicas sobre como usar o extrato bancário? Escreva nos comentários abaixo e ajude outras pessoas que não conhecem esta ferramenta!

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 4 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *