Como funciona uma consultoria financeira pessoal?

assessoria-financeira-consultoria

banner-GB

consultoria financeira

Cada vez mais requisitadas, os consultores financeiros ajudam as pessoas a organizar suas finanças, escolher as melhores estratégias de investimento e a mudar hábitos. Os profissionais que oferecem serviços de consultoria  financeira pessoal são especializados em resolver os seus problemas com dinheiro. Para que você possa entender melhor o papel de uma consultoria financeira escrevemos abaixo as principais perguntas e respostas sobre o assunto. Confira!

O que é um consultor financeiro?

O consultor financeiro é o principal responsável pelo planejamento das suas finanças, ele poderá realizar uma análise das suas fontes de renda, fluxo de despesas, montar e recomendar planos de ação para que você consiga reduzir as despesas e economizar no final do mês. Além disso, ele poderá te orientar e apoiar a fazer o seu dinheiro render.

Quais são os benefícios de contratar uma consultoria financeira?

Qualquer um pode cuidar das próprias finanças, desde que tenha tempo e dedicação para fazer e aprender com os erros. Ao contratar uma consultoria você reduz drasticamente o tempo para entender a dinâmica das suas despesas e começa a ter retorno com o seu dinheiro.

Todos precisam de consultoria financeira pessoal?

Todos precisam aprender a gerenciar as finanças, mas a forma como vão fazer isso vai depender para responder a esta pergunta. Se desejar ter as finanças mapeadas em um curto espaço de tempo, dicas profissionais, perfil dos seus gastos identificado, recomendações de aplicações financeiras e possíveis mudanças no mercado sugerimos que você contrate uma consultoria.

Agora se você quer aprender sobre o mercado financeiro, produtos bancários e a equilibrar todas as suas finanças você mesmo pode gerenciar as suas despesas. Mantendo a disciplina de organizar e lançar as suas movimentações bancárias no seu gerenciador financeiro aprenderá a como analisar e melhorar as finanças.

Como funciona uma consultoria financeira?

A consultoria financeira atua não só nas emergências, mas na educação do cliente para aprender a lidar com situações positivas também. O consultor será o responsável por aconselhar o cliente em assuntos, como investir e economizar, de acordo com o perfil e a situação de cada cliente.

Este profissional deverá realizar uma entrevista para entender em profundidade as suas finanças e mapear o fluxo das despesas, oportunidades para economizar, cortar despesas supérfluas e indicar soluções para os clientes começarem a aplicar os rendimentos na poupança, ações ou títulos, por exemplo.

Quanto custa uma consultoria financeira pessoal e o que pode impactar no preço dela?

O pagamento deste tipo de serviços pode ser realizado de 2 formas e cada uma irá impactar diretamente no valor final. Veja as especificidades de cada uma e opte por aquela que atender melhor as suas necessidades:

  • Honorários: esta forma de pagamento baseia-se em um valor acordado pela quantidade de horas que o profissional demandará par analisar e planejar as suas finanças mais as horas de consultoria presencial, por e-mail ou telefone.
  • Valor fixo: neste formato você e a sua consultoria estabelecem os serviços que serão necessários para atender a sua demanda e estipulam um valor único ou mensal.

Entendeu como funciona ou já contratou os serviços de uma consultoria financeira pessoal? Conte para nós as suas experiência. Deixe seu comentário!

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 4 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

6 Comments

  1. Olá, será que poderiam me recomendar algum consultor financeiro? Obrigada, Juliana

    • Oi, Juliana

      Por questões de mercado não podemos te indicar um consultor financeiro específico. O que podemos te dizer é que na busca por este profissional você observe três pontos: 1) custo; 2) anos de experiência; 3) se está cadastrado na CVM.

      Boa sorte na procura!

  2. Oi, poderiam passar um site, ou um local, de referencia.

    • Oi, Leonardo

      Tudo bem? Não podemos indicar consultores, mas você pode verificar a lista completa de pessoas e empresas autorizadas a operar no mercado no site da CVM. Em "tipo de participante", troque para "consultores de valores mobiliários".

      =)

  3. Bom dia
    Quero trabalhar com consultoria financeira, tenho 56 anos, e terminei agora uma faculdade de Processos Gerenciais, tem algum curso pra eu fazer ? Como é o mercado ?

    • Oi, Amélia

      Tudo bem? Um primeiro passo para você pode ser tirar o certificado de planejador financeiro pela IBCPF: www.ibcpf.org.br. Você pode ainda fazer o curso e fazer atendimentos pela Clínica Financeira (http://www.escolaclinica.com.br/) ou fazer um MBA, como este da Fipecafi: http://www.fipecafi.org/Cursos/DetalheCurso?cursoId=1

      Para saber melhor sobre a área recomendamos que você ligue em um destes locais para conversar.

      Boa sorte! =)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *