Por que você não precisa de uma planilha básica de gastos?

planilha básica de gastos

banner-GB

planilha básica de gastosSeu salário sobre ou falta no fim do mês? Tem essa resposta na ponta da língua? Se não, é preciso começar seu controle de gastos diários. Organizar e controlar os gastos é essencial para quem quer economizar e montar uma reserva financeira. Porém, há muitas maneiras de fazer isso e cada uma possui suas vantagens e desvantagens.

Pensando nisso, iremos apresentar hoje os problemas de utilizar uma planilha básica de gastos para controle financeiro, te ajudando a escolher a ferramenta ideal na hora de organizar seu dinheiro!

Falta de disciplina e tempo

Você trabalha, faz academia, vai para a faculdade e ainda tenta arrumar um tempinho para revisar as matérias. Tudo isso te deixa com pouco tempo para atividades extras.

Com uma planilha básica para controle dos gastos, tudo deve ser colocado de forma manual, anotando diariamente o que entrou e o que saiu para que nada se perca, e um dos erros mais comuns é que muitas vezes não temos tempo para acrescentar mais essa rotina no nosso dia ou falta disciplina para manter a planilha atualizada.

Uma planilha básica exige que estejamos atentos a todo fluxo de dinheiro e nem sempre possuímos a disposição e horas vagas necessárias para isso.

Fazendo contas

Você gosta de matemática? Conhece algumas das funções do excel? Consegue montar um gráfico bacana com alguns dados? Se sua resposta foi não para qualquer uma dessas perguntas, talvez uma planilha não seja o ideal para o seu perfil.

Para que seu controle financeiro por meio de uma planilha seja eficiente, é necessário ter um conhecimento básico das funções e fórmulas do excel para diminuir o número de contas manuais. Também é preciso que você possua um conhecimento básico de matemática para avaliar os dados e conseguir elaborar essas fórmulas, transformando o controle em algo efetivo e que te traga economia.

Controle de pequenas despesas

O planejamento financeiro é feito buscando identificar todos os seus gastos e entender para onde cada centavo está indo. Quando bem feito, ele permite a visualização de todo o fluxo do seu dinheiro, permitindo economizar em alguns pontos.

Com um controle por meio de uma planilha, fica mais difícil enxergar as pequenas despesas (isso quando elas são, de fato, registradas). Além disso, em uma planilha básica não será possível manter a organização dos gastos por categoria, tornando mais complicado entender onde estão seus maiores custos e quais podem ser cortados para gerar economia.

Por conta disso, um aplicativo de controle de gastos online pode ser a melhor opção, trazendo mais praticidade no seu planejamento financeiro diário. Com uma ferramenta desse tipo, a atualização dos gastos de cartão de débito ou com saques é feita automaticamente e é possível registrar os pequenos custos de qualquer lugar, uma vez que o app estará disponível no seu celular.

Os aplicativos, ao contrário de uma planilha básica de gastos, ainda fornecem funções para poder visualizar facilmente cada gasto por categoria, em determinado período, e te ajudam a definir metas para que, no fim do mês, sobre aquele dinheirinho para um investimento ou uma viagem, por exemplo. Baixe o app do Guia Bolso e conheça seus benefícios hoje mesmo!

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 4 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *