Como abrir conta em banco e não pagar nada por isso

noticias-sobre-taxas-bancarias

banner-GB

conta em bancoAs taxas de administração cobradas pelos bancos variam bastante dependendo do tipo de conta que você utiliza, facilidades disponíveis e relacionamento com a gerência. Como muita gente está cortando gastos e segurando as compras no cartão de crédito, os bancos tentam manter as taxas para continuar lucrando. Mas nós temos uma ótima notícia!

A lei brasileira finalmente resolveu dar uma ajudinha. Atualmente, abrir conta em banco sem custos é um direito do cidadão, e as instituições bancárias devem disponibilizar essa opção. Confira as informações e saiba como cortar esse gasto!

Afinal, é possível abrir conta em banco sem pagar nada?

Sim, isso é possível. A primeira opção é a chamada de “conta de serviços essenciais” ou “conta digital”. Aliás, além de não pagar taxas, você também pode fazer transferências bancárias (TED e DOC) e utilizar alguns serviços gratuitamente. Provavelmente você nunca tenha ouvido falar, mas os bancos não podem cobrar taxas de contas que utilizam apenas meio eletrônicos para operação (como internet, tablet e celular).

E por que ninguém fica sabendo disso? Simples. Os bancos não divulgam, pois querem lucrar com outros tipos de conta. Se você é daquelas pessoas que faz tudo pelo internet banking e dificilmente vai na agência bancária, essa definitivamente é uma opção a considerar!

Uma outra opção é a conta salário, usada para receber pagamentos. Nela, a empresa para a qual você trabalha faz o depósito e o dinheiro fica disponível para saque sem que você precise pagar nenhuma taxa.

Além disso, existem 3 tipos de contas bancárias para jovens, que são ótimas opções com custos reduzidos.

Como abrir uma conta de serviços essenciais?

Para fugir dos custos, basta pedir para abrir uma conta digital em qualquer banco. Veja alguns exemplos: no Banco do Brasil, a modalidade se chama “Conta Digital”. No Itaú, o nome dado a esse tipo de conta é “iConta”. Já no Bradesco, a denominação é “DigiConta”.

Quais são os principais recursos e benefícios que você tem direito?

São vários os serviços gratuitos disponíveis nas contas essenciais ou digitais. Veja quais são:

• Abertura da conta;

• Transferências ilimitadas através de TED ou DOC;

• Saques e depósitos nos caixas eletrônicos;

• Pagamentos de contas pelo internet banking;

• Consultas de saldo e extrato pelo internet banking;

• Cartão de débito entregue pelo correio.

Quais são as limitações desse tipo de conta?

Enquanto uma boa parte dos serviços da conta em banco são gratuitos, também existem alguns que são cobrados. São eles:

• Cartão de crédito;

• Talão de cheques;

• Atendimentos pessoais, como operações feitas diretamente no caixa, com o gerente ou até mesmo por telefone.

Como controlar as finanças de um jeito descomplicado?

Abrir uma conta em banco sem pagar taxas é excelente para dar o primeiro passo. Mas o melhor de tudo é ir além! Hoje, existem opções para facilitar o controle das movimentações financeiras no dia a dia, como aplicativos de celular. Esses aplicativos chegaram para substituir as antigas planilhas de Excel que, para a maior parte das pessoas, eram complicadas de operar.

Com um bom aplicativo, você tem acesso a todas as suas receitas e despesas em tempo real, além de observar os custos divididos em categorias. Assim fica fácil saber se você está gastando demais em combustível, naquela cervejinha do final de semana ou até mesmo em supérfluos no supermercado.

Interessante, né? Como você viu, tudo fica mais fácil quando a gente tem acesso a informações e ferramentas para controle financeiro. Agora você já sabe que é possível abrir conta em banco sem pagar taxas. De quebra, já conheceu uma excelente opção para o controle dos gastos: os aplicativos financeiros. Esperamos que você tenha aproveitado esse conteúdo e que coloque as dicas em prática!

Aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar sempre por dentro das novidades aqui do blog!

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 4 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *