Aprenda de uma vez por todas como começar um investimento

investimentos financeiros

banner-GB

como começar um investimento

Fazer um bom investimento e ganhar um bom dinheiro em médio e longo prazo é o sonho de muita gente. Com a alta taxa de juros do país hoje, é mais fácil encontrar investimentos seguros e que rendam acima da inflação.  Nosso artigo de hoje vai te ensinar como começar um investimento de maneira segura. Acompanhe as nossas dicas a seguir!

Estude sobre investimentos

Pode parecer óbvio sugerir um conhecimento sobre o que são os investimentos e seus princípios básicos, mas muita gente que recorre ao mercado financeiro chega desconhecendo essas questões. Começar a investir sem conhecer os tipos de investimento possíveis e os prós e contras de cada um deles não trará nenhum benefício ao investidor.

Buscando conhecer previamente os tipos de investimentos, você evita que a ansiedade te force a tomar más decisões. Portanto, leia livros sobre o assunto, participe de palestras e cursos, acesse páginas virtuais e converse com pessoas que já estão na área há mais tempo do que você. Toda fonte de conhecimento é importante, mas não deixe de atestar a autoridade do autor ou do palestrante no campo de atuação.

Pense no seu orçamento para começar um investimento

Após conhecer a fundo os investimentos, é hora de saber o quanto de dinheiro você tem para investir. Em planilhas, cruze os seus gastos e ganhos para, assim, ter uma ideia mais clara sobre o seu orçamento — isso ainda te ajudará a escolher em qual tipo de investimento apostar.

Mas não é preciso esperar sobrar muito dinheiro para começar a aplicar. Após pagar as suas contas mensais, reserve uma quantia para ser usada em investimentos. Antes, porém, estude não apenas as contas já pagas, mas as que estão por vir. Já imaginou investir uma quantia e precisar dela a seguir? Alguns investimentos cobram impostos altos de quem faz o resgate do valor em curtos prazos — por isso, esteja atento.

Trace planos

Você já estudou o mercado, escolheu o seu tipo de investimento, conversou com pessoas da área, decidiu reservar uma quantia para aplicar todo mês e agora está pronto para investir. Mas onde, exatamente? Muita gente erra na hora de investir porque não elimina todas as suas dúvidas antes de começar.

A dica nesse caso é procurar orientação. Os profissionais que atendem em bancos e em corretoras são certificados e podem te dar boas dicas antes de você começar a aplicar o seu dinheiro. Há também a opção de buscar um planejador financeiro, um profissional certificado que normalmente atende em escritórios. O planejador financeiro pode te cobrar por consulta ou por mês, no caso de um acompanhamento continuado dos seus investimentos.

Os profissionais te ajudarão a traçar seu plano de investimento. Assim, você percebe em quais ações aplicar cada parte do seu dinheiro. Os recursos dos quais você fará uso em curto prazo precisarão ser investidos em aplicações líquidas, que dão menos retorno financeiro. O restante do seu dinheiro pode entrar em investimentos que rendem mais, e que também costumam ser os mais instáveis.

Alguns exemplos de investimentos que têm valido a pena são os títulos públicos, os fundos de renda fixa e os Certificados de Depósito Bancário. Converse com profissionais da área e descubra qual é o mais adequado ao seu perfil de investidor.

Faça a gestão da sua carteira

É importante que, ocasionalmente, você avalie o desempenho dos seus investimentos já realizados. Com uma frequência mínima de três em três meses, consulte sua carteira de aplicações e veja se todas estão atendendo às expectativas. Antes de trocar os investimentos, porém, lembre-se de quem nem todas as aplicações são estáveis e que, por isso, você pode precisar de mais tempo para avaliar sua rentabilidade. Respeite também o seu perfil de investidor caso queira promover alterações na sua carteira de investimentos. Além disso, tome cuidado com os impostos para resgate do valor investido.

Gostou do nosso guia de como começar um investimento? Tem alguma dúvida? Já começou a aplicar o seu dinheiro? Conte tudo pra gente nos comentários!

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *