5 dicas para viajar gastando pouco

importancia-planejamento-financeiro-viagem

banner-GB

 

viajar gastando poucoViajar é, certamente, uma das melhores coisas da vida e pode nos trazer memórias inesquecíveis. No entanto, diante de um cenário econômico pouco favorável e a necessidade de apertar o cinto e cortar gastos, pode ficar difícil conseguir fazer um roteiro de viagem bacana.

A boa notícia é que, se você não quer deixar esse incrível hobby de lado, existem algumas atitudes que você pode tomar para continuar botando o pé na estrada. Com as dicas certas, é possível viajar gastando pouco e conhecer os destinos que você sempre sonhou. Quer descobrir quais são elas? Então confira o post a seguir:

Use a internet para viajar gastando pouco

A internet é a melhor aliada para quem quer viajar gastando pouco. Através da grande rede, você pode buscar boas oportunidades de passagens, estadia, passeios e muitas dicas de outros viajantes, especialmente mochileiros.

Também é possível se cadastrar em sites especializados e ter acesso a redes sociais especiais para quem quer partilhar experiências de viagens e não gastar muito nos destinos mais bacanas. Acredite: muita gente está disposta a abrir seu lar para viajantes e essa é a proposta, por exemplo, do Couchsurfing.

Como o nome já diz, os membros oferecem um sofá para viajantes que não querem minar seu dinheiro com estadia e que estão em busca de uma alternativa de menor impacto para a cultura de consumo.

Durma nos deslocamentos

Essa é outra forma de não gastar muito com hotéis e pousadas, além de contribuir para economizar tempo. Uma opção interessante é marcar suas passagens, especialmente em transportes terrestres, nos horários que você naturalmente dormiria.

Considerando que você leve mais de 5 horas em um deslocamento, por que não fazer dessa condução um repouso? Ônibus e trens costumam ter opções de poltronas mais confortáveis, que permitem uma ótima noite de sono.

Aviões são excelentes para isso, principalmente para quem não tem medo de voar. Além disso, é permitido dormir em muitos aeroportos, estações de trem e até mesmo algumas rodoviárias.

Seja voluntário

Ser voluntário de causas sociais é uma ótima forma de viajar a um custo baixíssimo. Nesses casos, é muito comum que o viajante apenas arque com a passagem aérea e o seguro saúde.

No entanto, não embarque nessa sem pensar bem: é preciso realmente estar interessado em se envolver em grandes projetos humanitários e não apenas conhecer um destino. Diversas empresas oferecem essa opção e é preciso ter inglês ao menos em nível intermediário. Países como Colômbia, Índia, Hungria, Turquia e Egito são alguns destinos comuns desses programas.

Ande de carona

Essa é uma das dicas mais úteis para economizar uma grana, mas ela não funciona em todos os países. Alguns lugares até proíbem essa prática, portanto, é interessante se informar antes de aplicá-la.

No entanto, se você fizer amizade com os locais ou simplesmente pedir carona, é possível poupar um dinheiro valioso. Além disso, em diversos locais, é muito comum utilizar essa prática para dividir o dinheiro do combustível, o que torna essa alternativa muito justa e rica em experiências.

Utilize suas milhas

Muitas pessoas simplesmente ignoram seus programas de milhas, por acharem que recompensam pouco ou que possuem muita burocracia. Não caia nesse erro, pois essa certamente é uma das formas mais interessantes de viajar gastando pouco. Alternativas de programas de fidelidade não faltam, basta que você escolha aquele que oferecer os melhores benefícios.

Uma ótima dica é optar por aqueles que possuam voos para os destinos que você pretende conhecer, pois assim é mais fácil se fidelizar. Não se esqueça também de se lembrar da validade dos pontos e de planejar tudo certinho para conseguir acumular uma boa milhagem antes de tentar fazer seu resgate.

Com essas dicas, você certamente conseguirá viajar gastando pouco. Mesmo em tempos de crise, dá para viver experiências maravilhosas e conquistar memórias inesquecíveis. Gostou do conteúdo? Quer deixar sua opinião? Então faça um comentário aqui no blog!

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *