Quando pegar um empréstimo pessoal é uma boa escolha?

seguro de cartao de credito vale a pena

banner-GB

pegar empréstimo pessoal

É comum relacionarmos dívidas a algo ruim, mas há ocasiões em que pegar um empréstimo pode ser uma boa saída, seja para evitar pagar juros ainda mais caros, cobrir eventuais emergências ou para aproveitar um bom negócio. Muitas pessoas, porém, acabam vendo em um empréstimo a saída para bancar gastos supérfluos que não condizem com sua situação financeira atual.

Por isso, neste post vamos mostrar situações em que pegar um empréstimo pode ser interessante. Se você está:

1) Endividado

Se você está apertado financeiramente e pagando dívidas, a dica é trocar os débitos caros por baratos. Se está pagando os exorbitantes juros do cheque especial ou do cartão de crédito, por exemplo, pegar um empréstimo pessoal pode te ajudar a reduzir – e muito – o tamanho do problema. Basta comparar quanto é cobrado de juros por cada uma das modalidades de crédito. Pelo uso do cheque especial, as taxas chegam a mais de 250% ao ano, enquanto o empréstimo pessoal cobra por volta de 50% ao ano. No caso do rotativo do cartão de crédito, a diferença é ainda maior, pois os juros cobrados caso você não pague toda a fatura ultrapassam 440% ao ano.

Se você tem mais de uma dívida, o ideal é levantar todas e começar a quitar as que tiverem juros mais caros primeiro. Veja nosso post sobre como se livrar das dívidas.

Leia também: 5 dicas sobre como organizar as dívidas em 2016

Com as dívidas organizadas e consolidadas, fica mais fácil ter previsibilidade sobre as prestações que você tem que pagar todo mês. É importante também garantir que pagará as parcelas no prazo para não se enrolar novamente. Para isso, você pode usar uma planilha de gastos ou um gerenciador financeiro automático, que permite olhar suas movimentações de qualquer lugar, como o GuiaBolso.

2) Perto do limite

Se você está gastando grande parte do que ganha, mas tem uma folguinha no orçamento ou pode cortar alguns gastos, pegar um empréstimo pessoal pode ser uma boa ideia para comprar algo mais caro que queira ou realizar um sonho. Por exemplo:

Pagar um curso

Se você está precisando fazer um curso para desenvolver habilidades que vão te ajudar na sua carreira e, consequentemente, resultar em um aumento de salário mais para frente, pode ser uma boa ideia pegar um empréstimo. O mesmo vale para curso de línguas fora do país (intercâmbio). No caso de cursos universitários, contudo, vale pesquisar opções de crédito estudantil que possam sair mais baratas.

Abrir um negócio próprio

Se você quer muito montar um negócio próprio, já pesquisou o mercado, já identificou seu ramo e fez o plano de negócios adequado, pegar um dinheiro emprestado para dar o pontapé na ideia pode ser uma boa. Mas, é importante fazer um planejamento para o fluxo de caixa futuro da empresa e ser ‘pé no chão’ na hora de estimar a demanda pelo seu produto ou serviço. Se você tiver bens para dar como garantia (ex. carro) a chance de conseguir taxas menores aumenta.

Enfrentar emergências

Nunca sabemos quando podemos passar por alguma situação de emergência, como problema de saúde na família e, por isso, é importante ter sempre uma reserva financeira.  Mas nem sempre temos o dinheiro extra para essas ocasiões. Se você não tiver um parente ou amigo próximo que consiga emprestar sem cobrar juros, um empréstimo pessoal pode ser uma solução.

Reformar o imóvel

Se você está adiando há anos a reforma do seu imóvel e não aguenta mais ver as paredes descascadas, com infiltração, ou aquele quarto inacabado, pegar um empréstimo pode ser interessante. Mas é importante antes de fechar o contrato você fazer um planejamento de gastos para conseguir economizar e pagar as parcelas em dia. Vale a pena ver se consegue diminuir aqueles gastos não essenciais, como restaurantes, lazer, viagens e compras em geral. Veja nossas dicas de economia.

Leia mais: 50 dicas para aprender como economizar dinheiro

Uma importante observação: evite gastar com supérfluos, como trocar de celular, ou algo que te dará um custo futuro de manutenção. Exemplos: carro, moto, barco, cafeteira gourmet, animais de estimação, construção de uma piscina, entre outros.

Levante as opções de empréstimo pessoal

Não busque o valor do empréstimo somente em seu banco. A variação de taxas de juros é alta fará a diferença no valor total da dívida a ser pago. Além de instituições financeiras físicas, como os bancos, existem opções de contratação de empréstimos online que possuem taxas de juros menores.

Tenha cuidado ao escolher a instituição financeira onde pegará o empréstimo e não aceite fazer depósitos antes de receber o dinheiro – há grandes chances de ser um golpe. Busque referências na internet e entre conhecidos antes de fechar um contrato.

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *