Entenda o que é letra de câmbio

letra de câmbio

banner-GB

letra de câmbioTambém chamada de LC, letra de câmbio é, em linhas gerais, um tipo de investimento onde o investidor “empresta” dinheiro para uma instituição financeira por um determinado período e recebe uma remuneração por isso. A instituição, por sua vez, empresta esse valor a uma terceira pessoa, ganhando com taxas e juros.

Investir em letra de câmbio tem se tornado uma alternativa bastante procurada nos dias de hoje, principalmente por novos e eventuais investidores. O principal motivo é por essa modalidade ser um tipo rentável de investimento de renda fixa. Saiba mais sobre o investimento:

Aplicações

Os valores de entrada de aplicação giram em torno dos R$ 30 mil, sendo esse um valor um pouco mais elevado do que o de outras modalidades de investimento, como o Tesouro Direto, por exemplo. Vale lembrar que o valor não pode ser retirado antes do prazo estabelecido. Nessa categoria, quanto maior for o valor investido, maiores serão as taxas de juros pagas pela instituição financeira.

Segurança

A modalidade de investimento letra de câmbio é coberta pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Isso significa que, se por ventura a instituição financeira vier a falir, seu investimento estará seguro num valor de até R$ 250 mil por CPF e por instituição.

Rentabilidade da Letra de Câmbio

Em algumas instituições, este investimento pode pagar até 120% do valor do CDI. Rende mais do que a caderneta de poupança (que não vem sendo um bom negócio) e também tem uma rentabilidade fixa. É preciso prestar atenção às taxas de administração cobradas pelas instituições — nas maiores organizações, as taxas podem comprometer os lucros.

Prazo

Antes de determinar o prazo para retirada do dinheiro, é importante que você faça uma análise da sua capacidade de investimento e de quando tempo consegue se manter sem aquele valor. Se o prazo for longo e você, por alguma eventualidade, precisar do saque antes do tempo, terá que vender o papel a outra pessoa e perderá os valores de taxas e juros.

Entretanto, se quiser optar por um prazo mais curto, tem uma maior flexibilidade para retirada, mas rendimentos menores. Os prazos médios de investimento em letras de câmbio costumam ser de 2 e 3 anos.

Considerações

Ao investir neste tipo de título é necessário ter em mente que você vai precisar descontar Imposto de Renda (IR) sobre os rendimentos dele. O percentual diminui quanto mais longo for o prazo que você determinou para a retirada do investimento: vai de 22,5% sobre o lucro para prazos de até 6 meses a 15% para os prazos superiores a 2 anos. A vantagem é que o desconto é feito na fonte, por isso você não terá trabalho para declará-lo.

Para fazer a declaração, basta que você informe junto aos seus demais investimentos, no informe anual. Não há a necessidade de preenchimento de formulários nem de pagamento de guias adicionais. A própria instituição deve fornecer o informe de rendimentos e você só precisa copiar os valores para a declaração.

Apostar em letra de câmbio é certamente um bom tipo de investimento, principalmente quando você tem a tranquilidade de fazê-lo a longo prazo. É importante verificar se a instituição financeira que você escolheu para investir é autorizada pelo Banco Central do Brasil. Certifique-se também que os títulos estejam registrados na Cetip (Central de Custódia e de Liquidação de Títulos).

Gostou do post? Então aproveite para saber mais sobre como diversificar investimentos!

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *