GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Dicas para economizar energia: um passo a passo para evitar contas caras

banner-GB

Dicas para economizar energiaO momento atual que combina aumentos sucessivos em contas de consumo, como o é o caso da conta de energia elétrica, com a crise hídrica, que não é mais tão grave, mas ainda assola diversos estados brasileiros, exige que você economize na conta de luz. Assim, neste post você vai conhecer diversas dicas para economizar energia. Montamos um passo a passo para evitar contas caras e te ajudar no seu orçamento.

Na hora de comprar

Ao comprar lâmpadas, dê preferência às fluorescentes. Estas possuem valor um pouco mais elevado, mas duram mais e consomem menos. Verifique se estas lâmpadas e também se os eletrodomésticos que serão adquiridos têm o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia) relacionado à economia de energia nestes aparelhos.

Em casa

Outra boa dica é pintar o teto com cores claras, justamente porque ele reflete e espalha a luz de uma melhor forma e isto também deverá ser observado em relação às paredes, que de preferência, deverão ser claras.

Também procure utilizar ao máximo a iluminação natural, deixando sempre que possível, cortinas e portas abertas, colocando escrivaninhas e móveis que são utilizados para trabalho perto destas fontes de luz natural.

Se possível, instale temporizadores de energia conectados com sensores de presença, já que é muito comum esquecer de apagar algumas lâmpadas.

No banho

Evite tomar banhos muito prolongados, já que um dos maiores ofensores de uma conta de energia baixa é justamente o chuveiro, que além da energia também é uma fonte de desperdício de água. Desta forma, crie a cultura em sua casa de banhos de, no máximo, 10 minutos. Se possível, também evite banhos das 18:00h até 21:00h, que são os horários de pico de consumo de energia.

Evite fazer remendos ou deixar chuveiros muito velhos funcionando, já que estes, geralmente, consomem mais do que os novos. Sempre limpe o chuveiro para evitar que buracos entupidos comprometam a vazão e, por consequência, o tempo do banho.

Tomadas

O famoso benjamin, que nada mais é do que uma tomada com vários plugs, além de perigoso, já que o acúmulo de diferentes tomadas pode aquecer o aparelho e causar até mesmo um incêndio, ainda é uma grande fonte de gasto de energia.

Tire os eletrodomésticos, quando não estiver usando, da tomada, já que estes consomem energia mesmo estando em modo de espera e o mesmo vale para o seu notebook. Sempre o desligue, evitando deixar em modo de espera ou hibernando, já que assim ele ainda consome energia e isso irá requerer mais recargas, consumindo energia elétrica e aumentando sua conta.

Geladeira

A geladeira é outra grande fonte de consumo exagerado de energia. Nunca utilize a parte traseira como secadora de roupas, já que isso aquece e sobrecarrega o aparelho e evite que a mesma fique muito perto do fogão já que esta proximidade atrapalha o funcionamento de ambos. Descongele ou dê preferência ao uso de aparelhos que tenham o descongelamento automático já que o excesso de gelo faz com que seja consumida mais energia. Por fim, não forre as prateleiras, uma vez que isso faz aumentar o consumo de energia.

Neste post você viu que para economizar a energia e melhorar o seu orçamento é preciso observar, desde o momento das compras, lâmpadas e eletrodomésticos que tenham selo do Procel e que tenham tecnologias para a economia de energia. Evite também banhos demorados e fique de olho na geladeira, assim como naqueles aparelhos que estão em modo de espera e também podem gastar. Quer economizar ainda mais e organizar melhor o seu orçamento? Neste post nós te mostramos como.

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play