Vai mudar? Veja por onde começar a mobiliar um apartamento

mobiliar um apartamento

banner-GB

mobiliar um apartamentoMobiliar um apartamento é uma delícia. Como um papel em branco, um espaço novinho em folha oferece milhões de possibilidades. A empolgação é grande, mas, para não fazer um rombo na conta bancária, planejar-se é preciso. É importante ter controle diante das inúmeras opções de móveis e acessórios de decoração oferecidos no mercado e manter o foco, organizando-se para definir qual é a mobília realmente necessária para sua nova casa, seja ela própria ou alugada. Veja por onde começar a mobiliar um apartamento:

Veja o espaço disponível

A mobília e os acessórios ideais variam de acordo com o estilo da família e, claro, com o tamanho do apartamento. Por isso, o primeiro passo para mobiliar um apartamento é verificar cada espaço da casa e as medidas exatas dos cômodos. É importante tomar cuidado para não colocar móveis e itens decorativos em excesso nos ambientes. Além de pesar no bolso, você irá ter problemas na hora da limpeza e da organização.

Liste os itens de primeira necessidade

Para não se perder nas inúmeras ofertas do mercado, liste as prioridades. Quais são os móveis e eletrodomésticos essenciais no seu dia a dia? Essas devem ser suas primeiras aquisições. Ninguém pode se mudar sem ter uma geladeira. Já um jogo de almofadas para a sala pode esperar mais um pouquinho, por exemplo. Fogão ou cooktop, chuveiro e cama devem estar no topo da sua lista de compras para mobiliar um apartamento.

Escolha um cômodo para ser prioridade

Depois de definir os itens sem os quais você não pode se mudar, é hora de eleger um cômodo para ser prioridade. Muitas pessoas realizam um chá de panela antes da mudança, então a cozinha costuma ficar bem equipada com os presentes de amigos e familiares. Assim, o quarto pode ser um bom lugar para começar a mobiliar. Além da cama, é importante investir em um jogo de roupas de cama, além de itens importantes, como armário e mesas de cabeceira. Depois parta para banheiro, sala de estar e, por fim, sala de jantar.

Planeje-se financeiramente

Móveis e acessórios definidos, é importante se planejar financeiramente para fazer as aquisições. Faça uma planilha com tudo o que você vai precisa para sua futura casa e o custo de cada item. Não deixe de fazer uma pesquisa para ter certeza que conseguiu o melhor preço. De loja para loja, o valor pode variar bastante. Se puder pagar à vista, ainda é possível conseguir descontos que chegam a 20%.

Acompanhe os gastos

Apenas fazer uma planilha não basta: acompanhar os gastos regularmente evita que você extrapole seu orçamento e gaste mais do que deveria na hora de mobiliar um apartamento. Caso recorra ao parcelamento para comprar algum item, não se esqueça de prever o valor da parcela no orçamento dos meses seguintes.

Economize comprando móveis de segunda mão

O orçamento para mobiliar a casa ficou apertado? Uma boa forma de economizar é pesquisando também móveis de segunda mão. Converse com amigos e familiares e veja se eles não têm alguma mobília em bom estado que não usam mais e podem doar. Brechós e antiquários também costumam oferecer boas peças com preços mais em conta.

Ainda tem alguma dúvida sobre onde começar a mobiliar um apartamento? Deixe nos comentários!

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *