Como poupar dinheiro com transporte em 5 passos

como-poupar-dinheiro-com-transporte-em-x-passos20534

banner-GB

como-poupar-dinheiro-com-transporte-em-x-passos20534É incrível como o dinheiro some: mal entrou na conta e, quando nos damos conta, já saiu. Na maioria das vezes, nem sabemos para onde foi. Por isso, é tão importante realizar o controle financeiro dos gastos. Para gastarmos com o que nos dá prazer e recompensa, precisamos economizar naquilo que é obrigação. É nos pequenos gastos diários que o dinheiro vai embora de forma imperceptível.

Um deles é o transporte diário. Sim, os gastos com deslocamento que, vistos de forma isolada, parecem pouco, mas experimente somar o quanto você gasta com combustível, táxi ou passagens e veja o quanto isso pesa no seu orçamento. Enumeramos algumas dicas para ajudar você a economizar com transporte. Vamos lá?

1. Pedale

A boa e velha bicicleta é uma excelente forma de deslocamento e está cada vez mais em alta. Ela soma uma série de benefícios que passam pelo viés saudável (pedalar é um exercício completo e excelente para perda de peso) e vão até o lado financeiro: a bicicleta não exige custos com combustível e a sua manutenção é extremamente barata, sendo que pode ser feita por você mesmo, em casa, limpando-a e lubrificando-a.

2. Caminhe

Caso você more próximo ao trabalho, mesmo que numa distância considerável, experimente ir a pé! Caminhar é outro exercício físico considerado muito eficaz e completo — além de não envolver nenhum custo. É só benefício!

3. More em um lugar estratégico

Se você tem a flexibilidade de se mudar, avalie onde mora e para onde tem que se deslocar. Uma rotina que envolve, por exemplo, emprego e faculdade se torna mais econômica quando é possível morar entre os dois destinos: próximo suficiente para ir a pé ou de bicicleta para qualquer um dos destinos.

4. Busque caronas ou carros compartilhados

Algum amigo mora próximo ou passa pelo seu caminho? Veja a possibilidade de conseguir carona. Se já for o caminho habitual do colega, melhor, porque você não trará nenhum custo adicional a ele, que pode optar por lhe oferecer carona sem pedir nada em troca.

Também analise com cuidado a alternativa do carro compartilhado, quando colegas ou mesmo outras pessoas praticam um sistema de compartilhamento de carro particular. Se o custo for inferior à passagem de ônibus, você tem aí uma opção boa de deslocamento. Caso o carro seja seu, procure pessoas próximas que partilhem do mesmo destino que você e faça o compartilhamento do seu carro. Isso reduzirá consideravelmente seu custo com combustível.

5. Veja o transporte coletivo como uma opção

Muito se fala sobre os benefícios do transporte coletivo para a melhoria da mobilidade urbana. Repense a possibilidade: faça um comparativo entre o custo da passagem e o custo em combustível para seu deslocamento.

Para isso, compare a distância que percorre e a quilometragem que seu carro consegue fazer com cada litro de combustível. A conta se torna bem clara! Abrir mão do conforto de andar de carro pode ser recompensador se o dinheiro que você poupar com essa atitude for direcionado a algo mais importante.

E aí? O que achou das nossas dicas para poupar dinheiro com transporte? Acha que existe alguma outra alternativa viável? Conta pra gente no espaço para comentários.

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *