Como juntar dinheiro para comprar uma casa?

como-juntar-dinheiro-para-comprar-uma-casa19850

banner-GB

como-juntar-dinheiro-para-comprar-uma-casa19850Comprar a casa própria é o sonho da grande maioria das famílias brasileiras. A boa notícia é que realizar esse objetivo é possível, mas, para isso, é preciso ter foco, determinação e, principalmente, investir no planejamento e controle de gastos. Neste post, daremos dicas incríveis de como a família pode juntar dinheiro para dar entrada na tão sonhada casa própria. Confira:

Faça uma planilha de receitas e despesas

O primeiro passo para juntar dinheiro e conseguir dar entrada na casa própria é fazer uma planilha de receitas e despesas. Essa é uma ferramenta essencial para saber exatamente qual é a renda líquida total da família e, também, os seus gastos. É importante ficar atento para não deixar nenhuma despesa de fora — mesmo os pequenos gastos, como lanches, ingressos de cinema e passagens de ônibus, quando somados, fazem a diferença no orçamento. Ao criar a planilha, é essencial não só colocar o valor que foi gasto como também a categoria do orçamento em que a despesa está inserida. Assim, é possível saber exatamente para onde o dinheiro da casa está indo.

Planeje seus gastos para juntar dinheiro

Depois de analisar as receitas e despesas e avaliar se o orçamento familiar está equilibrado, é hora de partir para o planejamento de gastos. Isso garante que vocês nunca gastarão mais do que ganham e, ainda, que estão direcionando o dinheiro da família para aquilo que realmente importa. Estabeleça logo no início do mês quanto gostariam de gastar em cada categoria e controlem os gastos ao longo das semanas para se certificar de que estão dentro do planejado.

Reserve uma quantia todo mês

Na hora de criar um planejamento de gastos, é importante reservar uma quantia para realizar o grande sonho de comprar uma casa própria. O valor a ser poupado depende do tempo em que vocês gostariam de realizar o objetivo e da quantia disponível para esse fim, mas o ideal é que vocês consigam guardar 15% da renda líquida para essa prioridade financeira.

Avalie que despesas podem ser cortadas

Caso as receitas familiares não sejam suficientes e esteja difícil economizar, é importante partir para o corte de gastos. Comece com os supérfluos e despesas que não sejam prioritárias, como saídas no final de semana, mensalidade do clube e viagens. Depois, analise se é possível reduzir as contas de consumo, como luz, gás e telefone, com uma mudança de hábitos. É essencial que todos na família se envolvam e façam sua parte para o corte de gastos se tornarem realidade.

Conte com a ajuda de um software de gestão financeira

Apostar em um software de gestão financeira torna o controle de gastos e planejamento de despesas muito mais simples. Já existem aplicativos que possibilitam que o gerenciamento das finanças seja feito de forma automática em menos de dois minutos. Basta inserir os dados do internet banking e o sistema puxa todas as movimentações na conta corrente e cartão de crédito, fazendo uma categorização automática das despesas. Com isso, fica mais fácil saber onde é possível economizar!

Tem mais alguma dica sobre como juntar dinheiro para comprar a casa própria? Deixe nos comentários!

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

One Comment

  1. Ótimas dicas ... Peguei as planilhas, são simples e fácil compreensão ...
    Valeu ..

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *