Tudo que você tem que saber sobre os diferentes tipos de consórcio

tipos de consórcio

banner-GB

tipos de consórcioQuando se trata de bens materiais, nem sempre é possível ter aquilo que se deseja ou necessita. É preciso planejamento, disciplina, tempo e, algumas vezes, até mesmo um pouco de sorte para conseguir juntar o suficiente para realizar o seu sonho. Diferentes tipos de consórcio proporcionam isto.

O consórcio é uma opção que pode ser usada por quem tem como objetivo um bem durável, mas não tem muita pressa em adquiri-lo. Trata-se de uma forma de aquisição programada e parcelada através de autopagamento, onde pessoas com interesse em um mesmo produto ou serviço – que pode ser um imóvel, um automóvel ou até um eletrodoméstico – se unem através de uma empresa administradora especializada, que define faixas de crédito e prazos para o grupo. Existem diferentes tipos de consórcios — e, certamente um deles se encaixa em seu interesse. Confira abaixo tudo o que você tem que saber sobre essa modalidade de associação:

Quais são os tipos de consórcios?

Atualmente, o Banco Central é o órgão fiscalizador da modalidade, e autoriza a formação de consórcios para praticamente qualquer tipo de atividade. Em geral, os consórcios estão divididos em:

  • Veículos automotores, barcos e aeronaves: automóveis, motocicletas, caminhões, barcos, máquinas e equipamentos agrícolas e até mesmo aeronaves. Curiosamente, o consórcio com maior número de grupos atualmente é o de motos, representando mais de 65% dos participantes de consórcios desse tipo.
  • Eletroeletrônicos e outros bens móveis: nesta classe, se encaixa praticamente todo o tipo de bens duráveis – como computador, televisão, entre outros – ou até mesmo móveis ou conjuntos de móveis, abrangendo itens importados ou nacionais. Esse tipo não representa um número tão significativo de grupos visto que o custo desses bens, em geral, não é tão elevado.
  • Bens imóveis: Permite a aquisição de praticamente qualquer tipo de imóvel, seja ele residencial, comercial, rural, de temporada, novo ou usado, na planta ou terrenos. O consórcio inclusive pode ser utilizado para realizar reformas.
  • Pacotes turísticos e passagens aéreas: Essa modalidade suspensa desde 2007 pelo BACEN.
  • Consórcio de serviços: Válido para qualquer tipo de serviço, como cirurgias plásticas e procedimentos estéticos, pagamento de cursos, especializações, entre outros. O Banco do Brasil é a única instituição bancária que pode oferecer essa modalidade. Para saber mais, acesse o site do Banco do Brasil.

Como é o pagamento do consórcio?

O pagamento do consórcio é feito por meio de parcelas ou cotas, definidas pela empresa administradora, e a duração do grupo é igual ao número de parcelas a serem pagas. Existe a possibilidade de adiantamento ou até mesmo da quitação do consórcio. Entretanto, para  receber o bem, é necessário ser contemplado. No caso específico dos imóveis, ainda é possível utilizar os recursos do FGTS para dar lances ou mesmo complementar a carta de crédito recebida.

Outro ponto importante é a pontualidade no pagamento das parcelas, uma vez que o grupo depende da contribuição de todos para liberar o crédito aos contemplados. Também cabe lembrar que atrasos ou falta de pagamentos podem levar até mesmo à exclusão do grupo. Portanto, a dica para quem está devendo parcelas é procurar a administradora e verificar a possibilidade de optar por um bem de menor valor ou ainda transferir suas cotas para outra pessoa. Essa informação é válida para qualquer um dos tipos de consórcios.

Mesmo que o bem ou serviço possa demorar a ser adquirido, vale lembrar que essa é uma forma mais acessível de compra e que, em qualquer momento da associação, existe a possibilidade de ser contemplado, ou seja, receber o crédito. Além disso, o grupo não pode ser extinto até que o último participante seja contemplado e todas as parcelas estejam pagas, isto é, há uma garantia de recebimento do bem.

Caso você tenha alguma dúvida sobre os tipos de consórcios, escreva aqui no nosso espaço para comentários!

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *