DOC ou TED: quando usar um ou outro?

doc-ou-ted-quando-usar-um-ou-outro20718

banner-GB

doc-ou-ted-quando-usar-um-ou-outro20718As opções de transações bancárias são tantas que vezes o consumidor fica confuso com seu funcionamento. Uma das dúvidas mais comuns é sobre diferenças entre DOC ou TED e quando usar cada modalidade de operação.

DOC e TED são a mesma coisa?

Não, os dois têm diferenças. Fazendo um resumo simples, são operações de transferências de recursos sempre realizadas entre bancos diferentes, independentemente de o titular ser o mesmo ou não.

No mesmo banco, o cliente pode realizar transferências bancárias (o nome varia entre as instituições, mas é fácil identificar), que podem ser para outra conta do mesmo titular ou entre titulares diferentes, e exigem apenas agência e conta do destinatário.

Já o DOC (Documento de Ordem de Crédito) e o TED (Transferência Eletrônica Disponível) são modalidades de envios de recursos feitas exclusivamente entre bancos diferentes. Ambos tem taxas específicas que é preciso consultar na tabela de tarifas do seu banco (normalmente disponíveis nas agências e no site, por exigência do Banco Central). Alguns bancos praticam valores diferentes, e pode ser que a taxa do TED seja mais alta que a do DOC.

Mesmo que você precise transferir dinheiro para uma conta sua em outro banco, ainda terá que escolher entre DOC ou TED. Para as duas modalidades, é preciso saber o nome do titular e informar o CPF.

As duas grandes diferenças entre ambos são:

Os limites de valores para a transação

O DOC só permite envio de valores inferiores a R$ 5 mil, enquanto o TED permite que qualquer quantia seja enviada. Até janeiro de 2016, havia um limite mínimo exigido para uso do TED e valores inferiores a esse limite tinham que ser enviados por meio de DOC, mas a partir dessa data, o limite foi extinto. Abaixo de R$ 5 mil, portanto, você pode escolher tanto o DOC quanto o TED.

O prazo de chegada do valor na conta recebedora

O DOC é feito por meio de compensação bancária. No próximo dia útil, ele terá disponibilizado os recursos na conta recebedora, desde que todos os dados do destinatário estejam corretos (nome idêntico ao que está registrado no banco e CPF correto). No internet banking, geralmente quando se informa os dados do recebedor (agência, conta e CPF), o sistema já identifica o nome do titular para conferência. Já o TED permite que os recursos sejam transferidos de forma imediata para a conta recebedora. Ao realizar a operação, o dinheiro já fica disponível de imediato.

Quando usar DOC ou TED?

Para embasar essa escolha, deve se ter em mente sempre a urgência da operação e a diferença entre as tarifas.

  • Se o valor se refere a um pagamento que está no último dia de vencimento, ou se o destinatário tem urgência no recebimento dos recursos, o TED é a melhor opção.
  • Se for um pagamento ou operação que precisa ser (ou que você quer que seja) concluída no dia seguinte, opte pelo DOC. Caso não haja urgência no pagamento, pode optar também pelo DOC, mas é preciso estar atento à diferença entre as taxas. Se forem iguais, ambos podem ser utilizados sem diferença. Em alguns bancos o DOC é mais barato, então é uma forma de economizar com tarifas bancárias.

Antes de tudo, consulte quais e a quantas operações você tem direito em seu pacote (esse é um fator importante na hora da escolha da sua conta-corrente). Um número limitado delas pode já estar incluso no que você paga mensalmente. Se, por exemplo, você já usou seu limite de DOCs incluídos no pacote de tarifas, vale a pena verificar se ainda pode usar um TED sem pagar mais por isso (e vice-versa). Em todas as operações bancárias, lembre-se de que a ordem decrescente de tarifas costuma ser:

Direto no caixa > Banco 24 Horas > Canais de autoatendimento próprios (caixas eletrônicos) > Internet Banking ou Central de Atendimento Telefônico

Atentar-se para esses detalhes pode fazer seus DOCs e TEDs saírem bem mais baratos! Essas informações ajudaram? Ficou alguma dúvida? Comente aqui no blog e conte para nós!

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *