Passo a passo para comprar títulos públicos no Tesouro Direto

passo-a-passo-para-comprar-titulos-publicos-no-tesouro-direto23247

banner-GB

passo-a-passo-para-comprar-titulos-publicos-no-tesouro-direto23247Desde o último ano, a poupança vem quebrando recordes de saques devido ao rendimento anual estar abaixo da inflação. Entretanto, grande parte dos investidores da poupança possui um perfil mais conservador e não querem migrar para aplicações mais arriscadas como a bolsa de valores.

Existe, porém, uma maneira de aplicar seu dinheiro em um ativo que possui risco tão baixo quanto o da poupança, mas com rendimento muito superior a ela: comprar títulos públicos! Você conhece o Tesouro Direto? Sabe o que é e como entrar neste mercado? Caso a resposta para estas questões seja negativa, você não pode deixar de ler nosso post de hoje.

O que é Tesouro Direto?

Para sustentar toda a máquina pública, o Governo possui duas principais formas de arrecadação. A primeira delas você já conhece, pois se trata dos impostos. Porém, outro meio que o Estado possui de fazer caixa é comercializar títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional. Cada título possui um prazo pré determinado de vencimento onde, ao final deste, o Governo pagará um valor ao seu proprietário correspondente à quantia investida mais juros. A diferença entre o valor pago para adquirir o título e o valor recebido após o seu vencimento é a taxa de juros desta operação.

Como comprar títulos públicos?

Mesmo parecendo algo complicado e até mesmo burocrático por envolver o Governo, investir no Tesouro Direito é algo muito simples e pode ser explicado em três passos. Confira:

  1. Se você deseja começar a investir no mercado de títulos públicos, o primeiro passo será abrir uma conta em algum banco ou instituição financeira autorizada pelo Tesouro Direto a realizar operações neste mercado, os chamados Agentes de Custódia.
  2. Em seguida, você precisará conhecer quais os tipo de ativos existentes neste mercado para poder decidir qual título melhor se adequará às suas necessidades. Existe uma grande variedade de prazos de vencimentos, indexadores de rendimento, alíquotas de impostos sobre estes rendimentos e etc.
  3. Por fim, uma vez que você encontrar-se devidamente cadastrado e ciente de qual tipo de ativo melhor irá lhe atender, basta emitir uma ordem de compra e pronto, você estará investindo no Tesouro Direto.

Como investir com segurança?

Garantido pelo Governo Federal brasileiro, o Tesouro Direto trata-se de um ativo com risco extremamente baixo. Entretanto, ainda assim, existem algumas dicas que quem opta por investir nesta área pode seguir. Vamos a elas:

Diversifique

Você provavelmente já ouviu uma frase que diz que você não pode colocar todos seus ovos numa mesma cesta, certo? Pois quando estamos falando sobre investimentos, diversificar para diminuir os riscos é regra de ouro estatística e matematicamente comprovada. Além disto, uma vez que o Tesouro Direto possui uma enorme variedade de ativos, até mesmo sua diversificação interna é alta e contempla várias possibilidades, minimizando ainda mais as chances de que seus investidores percam dinheiro.

Utilize o sistema do Tesouro Direto

Acompanhe, sempre que possível, como vão seus investimentos através do sistema disponibilizado no site do Tesouro Direto e se você encontra-se dentro de seus objetivos. Entretanto, aos mais inexperientes nesta área, é necessário fazer uma ressalva: não se preocupe com alta volatilidade dos ativos de longo prazo logo após sua aquisição, pois isto é extremamente normal.

Restou alguma dúvida ou possui algum conhecimento sobre como comprar títulos públicos que gostaria de compartilhar? Deixe seu comentário!

E se a corretora quebrar?

Nesta situação, o seu dinheiro pode estar em dois locais:

1. Nos títulos públicos

Neste caso, não há risco afinal seus títulos estão guardados fora do ambiente da corretora. O Tesouro entrará em contato com você te dando um prazo para contratar outra corretora intermediária.

2. Na conta da corretora

Nesta situação, se o dinheiro vem de uma venda de um título ou de um pagamento deste no advento de um vencimento, a Bolsa arca com o seu ressarcimento. Se você tinha acabado de transferir o dinheiro da sua conta para corretora e ainda não havia investido, cuidado: essa quantia sim pode entrar na massa falida da corretora e você perderá dinheiro.

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

8 Comments

  1. Qual o valor minimo que posso investir ? Posso escolher titulos? Enfim muitas dúvidas. .

    • Oi, Greice

      O valor mínimo é baixo: R$ 30. E sim, você mesma que escolhe. A grande diferença entre investir em um fundo de renda fixa e em títulos do Tesouro Direto é esta. No Tesouro, você mesma faz a gestão (as escolhas) do que quer comprar. No fundo, o banco faz isso por você, mas te cobra (claro) pelo serviço. Esperamos que comece a aplicar e se planejar!

  2. O que é alta volatilidade dos ativos de longo prazo?

    • Oi, Gabriel

      Volatilidade, em termos simples, significa mudança de preço. É o sobe e desce do valor do título ao longo dos anos. Envie mais dúvidas!

  3. Qual o valor minimo do investimento? (Valor medio a titulo de curiosidade)

    • Oi, Ana

      É bem baixinho: R$ 30. Esperamos que comece a investir e se planejar! =)

  4. Se quiser aplicar no tesouro através da corretora easynvest, preciso abrir conta corrente num banco antes? E como procedo após o cadastro e estipular valor pra aplicação? A corretora compra por mim, eu entro no site do tesouro e compro ou faço alguma transferência bancária?

    • Oi, Maciel

      Tudo bem? Sim, você precisa ter uma conta bancária para investir. Funciona assim: Você transfere o dinheiro para a corretora, entre no site dela ou no site do Tesouro Direto e realiza a compra, e por último a Easynvest transfere seu dinheiro para o Tesouro para quitar a compra.

      Esperamos ter ajudado!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *