Tudo que você precisa saber antes de pedir um empréstimo pessoal

noticias-dinheiro

620x100-gradiente

noticias-dinheiroUm dinheiro extra na hora do aperto às vezes se faz necessário. Imprevistos como a manutenção no carro são responsáveis por desequilibrar o orçamento. Quando esse tipo de situação acontece, é comum recorrermos a parcelamentos da fatura do cartão de crédito ou ao empréstimo pessoal. O que muita gente não sabe é que os juros dos cartões e cheque especial costumam ser bem maiores que os de um empréstimo. Abaixo, veja como manter suas contas em dia recorrendo ao empréstimo pessoal.

Mantenha o foco nas dívidas mais importantes

Antes de contratar um empréstimo pessoal, analise bem a sua situação financeira para ter certeza que há a real necessidade de pegar dinheiro emprestado com uma instituição. Caso você recorra a um empréstimo, tenha foco. Faça um levantamento das contas que você tem a pagar e direcione o dinheiro para esse fim — o pagamento de faturas de cartões de crédito ou do cheque especial, por exemplo, é importante para evitar os juros altos cobrados pelo banco.

Há outras situações emergenciais em que o dinheiro do empréstimo pode ser gasto, como problemas de saúde ou reformas inadiáveis no seu imóvel. Já os gastos com viagens e automóveis, por exemplo, podem ser evitados, a fim de não complicar ainda mais a sua vida financeira.

Escolha a instituição financeira

Depois de definir a necessidade de um empréstimo pessoal, é hora de escolher a instituição que vai fornecer o crédito. O ideal é que você converse com o gerente do seu banco para descobrir quais são as taxas cobradas — além das facilidades de pagamento, é claro. Mas não fique restrito somente ao seu banco. Outras instituições financeiras também oferecem empréstimos pessoais e, às vezes, até mais baratos. A simulação pode ser feita pela internet.

Você encontra várias ofertas de instituições parceiras do GuiaBolso dentro do aplicativo. O Just é uma delas: o juro é um dos mais baixos do mercado e o dinheiro fica disponível dois dias depois de o crédito ser aprovado.

É sempre importante ficar atento à cobrança de juros altos! Sendo assim, procure se informar sobre o Custo Efetivo Total (CET) da dívida, que mostra todas as alíquotas que devem ser pagas nessa transação (isso inclui os seguros e os impostos).

Planeje o pagamento da dívida

Agora que você já sabe quando e onde pedir um empréstimo pessoal, é preciso programar o pagamento dessa dívida. Uma proposta com muitas prestações pode complicar a sua vida financeira em longo prazo, afinal, não se pode prever o surgimento de novos gastos — como filhos, faculdade, reformas, etc. Sendo assim, procure as melhores condições de financiamento do empréstimo e evite acumular dívidas por um período muito longo de tempo.

Organize a sua vida financeira

Também é importante ter um controle de toda a sua vida financeira. Separe um caderno ou uma pasta no computador com todas as suas receitas e despesas, e controle o montante que você tem disponível por mês. Tenha a sua disposição o número de prestações do seu empréstimo pessoal, bem como o valor a ser pago, o tempo estimado para quitar a dívida, a taxa de juros, os impostos incidentes, os seguros e a possibilidade de amortizar a dívida. Se for usuário do aplicativo GuiaBolso, você pode colocar todas as parcelas no planejamento e assim já se programar para os pagamentos.

Procure saber, junto à instituição financeira, se existe diferença entre pagamentos mensais e anuais. Também é importante se manter informado sobre os encargos do contrato, como multas e comissão de permanência — em caso de atrasos no pagamento.

Fique atento aos golpes

É importante estar sempre atento aos e-mails e às ligações de supostas instituições financeiras oferecendo crédito fácil. Esse tipo de situação infelizmente é comum e, se você fornecer as suas informações pessoais, pode ser vítima de um golpe. Nunca informe seus dados via e-mail ou telefone. Instituições financeiras não realizam esse tipo de procedimento (de oferta de empréstimo) sem que você tenha solicitado. Confira aqui 5 dicas para evitar cair em golpes.

Agora que você já sabe tudo sobre o empréstimo pessoal, deixe um comentário contando a sua experiência com esse tipo de transação.

620x100-foto

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *