Tem como cancelar compras no cartão de crédito? Descubra aqui!

cancelar compra no cartão de crédito

Atualizado em outubro de 2018

Por Isabella Mello

Cancelar uma compra no cartão de crédito muitas vezes nem passa pela nossa cabeça. E aí, a gente tem que arcar com um gasto que não precisava. Mas e se eu te contar que é bem fácil pedir o cancelamento?

Não importa se você se arrependeu da compra, se ela não era o que você esperava, se o valor foi cobrado errado ou se você nem sabe o que é isso que apareceu no seu extrato. Você tem todo o direito de pedir pra cancelar uma compra no cartão de crédito! É só ficar esperto com algumas regrinhas. Então, imagina só cada uma dessas situações pra entender o que fazer se passar por uma delas:

1. Você fez a compra, mas se arrependeu depois

Às vezes, a gente compra por impulso mesmo. É normal. Mas, quando a gente chega em casa e vê a sacola, bate aquele arrependimento. Então, por que não devolver pra loja nesse caso?

Se você comprou pela internet (ou até por telefone), o Código de Defesa do Consumidor (CDC) te dá todo o direito de se arrepender – até porque pela internet às vezes não dá pra ter muita noção do produto. Então, se você pedir pra cancelar, a loja tem que aceitar te devolver o dinheiro! Mas, fica esperto: a lei diz que você tem só 7 dias pra pedir o cancelamento. Tente entrar em contato com a loja o quanto antes, de preferência antes da emissão da nota fiscal, pra evitar que eles já tenham te enviado o produto. Se não der, também dá pra pedir pra cancelar assim que a nota fiscal for emitida, mesmo se você ainda não tiver recebido o produto. Ah! Nessa última situação, é muito importante pedir o número de protocolo e o comprovante, que a loja é obrigada a fornecer. Segurança nunca é demais, né?

Depois que fizer isso, se você já estiver com a compra em mãos, precisa entender qual é o processo pra devolver. Aí, a sua grana vai cair no próprio cartão de crédito, como se fosse um lançamento negativo – ou em parcelas ou de uma vez só, do jeito que o vendedor escolher.  

Por outro lado, se você comprou dentro da loja, o vendedor não é obrigado a cancelar compra no cartão de crédito. Aí, você vai ter que usar e abusar da sua simpatia e poder de convencimento. Mas se a loja não concordar, ela está no direito dela, tá?

2. Você comprou, mas o produto não era aquilo que você imaginava

Sabe quando você compra uma coisa e depois percebe que ela não é tudo o que prometia? Ou então, quando você percebe que veio com defeito e bate aquela tristeza? Também dá pra cancelar uma compra desse tipo!

A lei diz que você tem até 30 dias para reclamar do produto direto ao vendedor se ele for um bem não durável (tipo roupas, comidas e produtos de limpeza). Mas, se ele for um bem durável (uma geladeira, celular, carro), o prazo é de 90 dias.

É aí que vem o segredo: esse tempo só passa a contar a partir do dia que você percebeu o defeito!

Se o vendedor não resolver o problema, aí você pode entrar em contato com a empresa do seu cartão de crédito. Mas tem que ter em mãos algum documento ou número de protocolo pra comprovar que você já fez sua reclamação na loja, ok? A empresa do cartão vai cancelar a cobrança do produto por um tempo, falará com o vendedor e, em até 45 dias, tem que te dar uma resposta.  

DICA: se você receber o produto em casa, pode abrir ele na frente do entregador. Se ele não estiver como era na propaganda ou se tiver defeito, você pode devolver na mesma hora e sem custo a mais!

3. Você comprou, mas te cobraram um valor errado

Esse é o caso mais tranquilo! Pode acontecer de um gasto aparecer duplicado no extrato ou com o valor errado. Aí, é só você falar com a loja e comprovar o que aconteceu, com nota fiscal da compra e cobrança do cartão de crédito. Geralmente, o vendedor cancela o que estava errado bem rápido. Mas, se não for assim, é bom entrar em contato com a empresa do cartão pra ela tomar alguma medida.

4. Você não tem ideia do que é aquela compra que apareceu no extrato do cartão

Imagina só acessar o seu extrato do banco e achar um gasto que você não tem ideia do que é. Isso pode acontecer! Ao contrário das outras situações, nesse caso, você já tem que entrar em contato direto com a empresa do seu cartão de crédito e ela tem a obrigação de cancelar a compra na hora.

Como não dá pra ter certeza do que aconteceu, a empresa também cancelará o seu cartão e te enviará outro, para te dar mais segurança e não deixar isso se repetir.

E nunca é demais reforçar: cobranças erradas e serviços contratados sem a sua autorização são ilegais! Então, não deixe de registrar isso tudo no Procon ou em outros órgãos de apoio ao cliente.

A conta que ninguém te conta!
Vira e mexe, o banco manda um novo cartão de crédito sem nem a gente saber por quê. Mas você sabia que isso é crime? Qualquer serviço desse tipo tem que ser contratado pelo cliente antes! Então, se você passar por isso, pode denunciar ao Procon e, ainda, abrir um processo por danos morais se o banco cobrar alguma taxa de uso desse novo cartão.

Cancelar compra no cartão de crédito é possível e permitido por lei! Então, não precisa mais ficar na dúvida do que fazer quando a cobrança estiver errada ou o produto não for igual ao da propaganda, né?

Vale lembrar que acompanhar o extrato do banco pode ser uma boa estratégia pra notar bem rápido as cobranças erradas e já ir atrás do banco ou da própria loja. No app do Guiabolso, você consegue fazer isso em tempo real, porque ele tá sempre atualizando as suas compras – inclusive aquelas que ainda nem caíram no cartão de crédito! É bem TOP!!

Comentários

comentários

3 Comments

  1. Nao poso

  2. Bom dia!

    estou com uma grande dúvida. Fiz a compra de um produto que tinha o prazo de entrega de 7 dias corridos. Horas depois de efetuar a compra na loja física, recebi uma msg da vendedora, me informado que não havia o produto em estoque e que o prazo de entrega foi alterado para 35 dias úteis. Informei que o novo prazo não me atendia e que queria fazer o cancelamento da compra. Ela me mandu um áudio pelo whatsapp, solicitando que eu entre em contato com minha operadora do cartão para fazer o cancelamento e que a empresa dela irá escrever uma carta informando o cancelamento da compra. Este procedimento é correto?

    • Oi, Raphaela

      Tudo bem? Sim, você terá de cancelar a compra via operadora para que eles não te cobrem nada depois.

      Abraço

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