Saiba como aumentar o limite do cartão de crédito

Woman verifies account balance on smartphone with mobile banking application.

banner-GB

Woman verifies account balance on smartphone with mobile banking application.

Quando feito de forma consciente, o uso do cartão de crédito é um excelente aliado para suas finanças. Além de permitir o parcelamento e a compra de bens e serviços de valores que não seriam possíveis à vista, ainda existem aqueles que possuem sistemas de recompensa — milhas, pontos e outras vantagens que podem ser obtidas com o uso frequente.

Mas será que o seu limite é suficiente para realizar todas as suas compras? Não? No post de hoje, você vai descobrir como aumentar o limite do seu cartão de crédito e poder usufruir das vantagens que este tem para você — além de conhecer os cuidados necessários com o limite mais alto. Vamos lá?

O que é o limite do cartão de crédito?

O limite do cartão de crédito nada mais é que o valor máximo que sua operadora de cartões ou instituição financeira permite que você utilize para efetuar compras a crédito. Dentro desse limite, é possível fazer compras que podem ser para a data de pagamento da fatura ou, ainda, parceladas — e que serão incluídas nas faturas dos meses subsequentes.

Porém, se você exceder o valor do limite, seu cartão é bloqueado — e as próximas compras não são autorizadas até que você pague o valor da fatura e libere esse valor para outras aquisições no cartão.

Quais são os valores do limite do cartão?

Normalmente, os limites do cartão de crédito — observando aqueles concedidos por bancos públicos — giram em torno de 30% da renda bruta do cliente. Nos bancos privados, esse valor pode ser ligeiramente maior — e os gerentes oferecem, ainda, mais liberdade para o aumento progressivo do limite. Mesmo assim, este deverá ser feito sempre com base na renda do cliente, para não comprometer suas finanças e gerar problemas com o uso do cartão.

Quais são as possibilidades de aumento do limite?

Existem algumas possibilidades de você aumentar o limite do cartão de crédito — como, por exemplo, o aumento da renda, que pode ser informado ao banco através do envio do holerite. Porém, procure fazer isso através de uma conversa em pessoa com seu gerente!

Evite ter qualquer tipo de dívida com o banco, como aquelas do rotativo do próprio cartão de crédito ou do cheque especial — já que elas ficam registradas e podem prejudicar o seu histórico junto à instituição. Da mesma forma, procure centralizar todos os seus gastos em um só cartão, pois isso cria um histórico de compras junto à operadora — e, com os pagamentos feitos em dia, indica que você também é bom pagador.

Uma vez que você já entendeu que os limites nos bancos públicos são menores, uma alternativa é tentar trocar para uma instituição privada — e, assim, aumentar o valor do seu limite junto ao seu novo gerente. Não se esqueça de sempre pagar sua fatura até a data de vencimento! Para não ter problemas, uma ótima opção é incluí-la no débito automático — isso fará com que você evite atrasos e consequentes entraves para aumentar seu limite.

Quais são os cuidados necessários com o limite mais alto?

Aumentar o limite do cartão de crédito pode ser uma excelente opção, mas fique atento ao fato de que isso não deve ser encarado como uma segunda renda — ou, ainda, um empréstimo! Os juros são altíssimos no caso do uso do rotativo do cartão. Portanto, independentemente da sua renda e de seu limite, use o cartão de forma consciente!

Tenha disciplina com os pagamentos e com as parcelas, utilizando planilhas ou aplicativos para acompanhar os valores de suas próximas faturas e garantir que elas não comprometam o planejamento financeiro. E fique de olho em taxas e valores que possam ser cobrados por você ter cartão de crédito!

Agora, você já sabe como aumentar o limite do cartão de crédito — e conhece os cuidados necessários quando seu limite é mais elevado. E você, como usa seu cartão de crédito? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *