Como ter controle financeiro pode ajudar a investir em ações

Controlefinanceiro

banner-GB

investir em açõesMesmo quando você organiza suas finanças e sobra um dinheirinho no fim do mês, às vezes, pode não saber o que fazer com ele. Será que vale mesmo a pena deixar o dinheiro parado na poupança? Poucos sabem, mas existem diversas modalidades de investimento mais rentáveis que podem te ajudar a realizar um sonho.

A Bolsa de Valores pode ser uma boa alternativa para aqueles que aceitam correr mais risco. Esqueça a ideia de que investir em ações é um mundo exclusivo dos ricos e poderosos. Você também pode aplicar. Se você já tem um bom controle financeiro, isso está mais perto do que imagina. Sabia que quem tem um controle financeiro já têm algumas características necessárias para investir em ações?

Ficou curioso para saber? Então, confira abaixo as atitudes que o controle financeiro te exige e que fazem toda a diferença para quem atua no mercado de ações:

Disciplina – Foco nos objetivos

Quem quer investir em ações precisa ser bastante disciplinado. E se você tem determinação para poupar dinheiro pensando no futuro, então você pode se dar bem no mercado de ações. Isso porque é preciso acompanhar de perto a evolução de seus investimentos. Afinal, é seu dinheiro que está ali.

O mercado financeiro é muito dinâmico. Em questão de minutos o preço de uma determinada ação pode subir muito. E você não quer perder a oportunidade de lucrar com isso, não é? Ter disciplina para investir na bolsa significa estar atento às oportunidades que surgem.

A disciplina será ainda mais importante na hora de manter o foco em seus objetivos. Nem sempre uma boa oportunidade será adequada para o que você almeja. Ter visão estratégica e disciplina é indispensável para um investidor que quer ter sucesso na bolsa.

Persistência – Aprenda a lidar com adversidades

Persistir sempre, desistir jamais. Essa é a máxima do mercado financeiro. Entenda que ao investir em ações você não vai ganhar sempre. Quando surge um gasto inesperado no orçamento, como um arranhão no carro, por exemplo, você aciona o seguro para cobrir seus prejuízos. No mercado financeiro, também haverá imprevistos. Mas não se preocupe. Hoje existem mecanismos que podem limitar sua perda, proteger seu dinheiro e te defender nos momentos de adversidade.

Se você perguntar para investidores experientes, vai descobrir que todos eles já perderam algum dinheiro. Mas eles não desistiram no primeiro tropeço. O importante para quem quer começar a investir é entender que nem sempre se ganha. Porém, com planejamento, estratégia e persistência é possível ter ótimos ganhos.

Racionalidade – Estratégia para alcançar resultados

Se falamos em persistência, é preciso falar sobre racionalidade. Sabe aquela necessidade de ter sangue frio para lidar com momentos de muita expectativa? No mercado de ações, se você agir com impulsividade pode colocar tudo a perder.

Quando lançam um novo celular ou aquela loja preferida está em liquidação, vem a vontade de passar o cartão. Mas, se você pensar bem, consegue evitar compras supérfluas e fugir das dívidas. Ao investir na bolsa, também é preciso usar a cabeça. Lucrar com ações não é questão de sorte. Os investidores inteligentes usam indicadores analíticos para conseguir identificar tendências do mercado e encontrar oportunidades de ganho.

Além dessas atitudes que apresentamos, existe ainda outra vantagem de se ter um excelente controle financeiro. Quanto mais você souber gerenciar seu dinheiro, melhor será a gestão dos seus investimentos.

Quer começar a investir na Bolsa de Valores, mas ainda tem receio? Deixe suas dúvidas nos comentários. Ficaremos felizes em te ajudar!

Este texto foi feito por Ana Cláudia Inez, graduada em Relações Públicas e mestre em Processos Comunicacionais. Integrante da equipe de comunicação da Toro Radar, é responsável pela comunicação e relacionamento da empresa com parceiros em todo o país.

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *