Como o crédito empresarial pode ajudar no controle financeiro para pequenas empresas

Idea is money - vector concept in flat style - golden coins and idea on the weigher

banner-GB

Idea is money - vector concept in flat style - golden coins and idea on the weigher

Pequenas empresas costumam lidar diariamente com alguns desafios. Orçamento apertado e recursos limitados são alguns deles. E, na falta de recursos financeiros no caixa, muitos empresários de pequenas empresas acabam recorrendo ao crédito empresarial, uma forma de financiar as atividades operacionais e aliviar as contas.

E como um crédito empresarial pode ajudar um negócio? Fique de olho no post de hoje e confira a importância de ter um controle financeiro para pequenas empresas. Acompanhe:

1. Inovar produtos e serviços

Para se manterem competitivas e atuantes no mercado, as pequenas empresas devem buscar a inovação dos produtos/serviços continuamente. Afinal de contas, são as vendas que fazem entrar dinheiro no caixa. Como nem sempre o saldo disponível é positivo, procurar uma alternativa de crédito empresarial acaba sendo bastante vantajoso.

As melhores taxas podem ser encontradas no BNDES, mas com uma boa pesquisa e avaliação é possível achar interessantes propostas nos bancos comerciais. A dica é pesquisar, pesquisar e pesquisar.

Além dos juros, é importante sempre comparar entre as instituições as taxas, impostos e prazos de pagamento. Muitas empresas acabam entrando em um verdadeiro buraco sem fundo ao recorrerem ao capital de terceiros sem que o valor da parcela se encaixe no orçamento. Fica a dica!

2. Obter capital de giro

O capital de giro é o recurso utilizado para pagamento das despesas recorrentes da empresa, aquelas operacionais e que estão diretamente relacionadas ao seu funcionamento, como salários e reposição de estoque.

Na falta de recursos para manter as tarefas de rotina, o empreendedor passa a se ver numa verdadeira sinuca de bico, e sérios problemas financeiros começam a se suceder, como atrasos de fornecedores, falta de dinheiro para compra de matéria-prima, salários e demais obrigações essenciais para manter a empresa ativa e competitiva.

Buscar crédito para capital de giro acaba sendo a opção mais adequada. A grande vantagem nessa situação é que o crédito oferecido para investimentos acaba sendo menos burocrático e com taxas mais atrativas.

Contudo, antes de sair por aí buscando dinheiro para cobrir as despesas, é preciso colocar as contas na ponta do lápis e negociar com o banco onde a empresa já tem conta aberta. Como o gerente já conhece a movimentação e o histórico da empresa, pode ser mais fácil negociar e encontrar uma solução que se enquadre no orçamento da empresa, sem prejudicá-la ainda mais ou mesmo levá-la a mais dívidas.

3. Investir em software de gestão contábil e financeira

O crédito financeiro não é utilizado apenas quando a empresa está no vermelho ou quer colocar as contas em dia. É preciso olhar para ele como algo que pode trazer benefícios aos processos operacionais e ajudar numa gestão contábil e financeira mais eficiente.

Para que um empreendimento realmente alcance bons resultados e seja competitivo, é essencial ter controle sobre todas as operações financeiras. Ao adotar um software de gestão, é possível integrar as informações de todos os setores da empresa, oferecendo maior controle e acompanhamento sobre todos os processos.

Por exemplo, um fluxo de caixa integrado com o estoque e o setor de compras possibilita que o gestor tenha controle do que está saindo e entrando. Na falta de recursos em caixa, poderá lançar uma promoção para suprir essa deficiência.

E então, tem mais dicas sobre controle financeiro para pequenas empresas? Compartilhe conosco aqui nos comentários.

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *