Empréstimo pessoal: saiba como usá-lo com responsabilidade

A hipster Caucasian businessman with beard exchange his hand with idea bulb to hand of money bag. Exchanging concept. A contemporary style with pastel palette soft blue tinted background. Vector flat design illustration. Square layout with text space on right lower part.

620x100-gradiente

A hipster Caucasian businessman with beard exchange his hand with idea bulb to hand of money bag. Exchanging concept. A contemporary style with pastel palette soft blue tinted background. Vector flat design illustration. Square layout with text space on right lower part.

Antes de decidir tomar dinheiro emprestado, é importante saber se você realmente precisa de um empréstimo pessoalQuando toma dinheiro emprestado, você na prática pega mais dinheiro que o valor emprestado, pois precisa devolver o principal somado aos juros pontualmente ao banco. Por isso a importância de sempre pesquisar os juros cobrados e optar por uma linha barata, como a oferecida pelo Just.

Nem sempre a obtenção de um empréstimo é algo ruim para uma pessoa. É preciso identificar as necessidades e utilizar os recursos de maneira racional para que essa necessidade não ocorra no futuro.

Nem sempre o empréstimo pessoal é algo ruim

Um empréstimo só será algo ruim quando for obtido sem planejamento por parte de quem tem a dívida. Procure analisar todas as possibilidades possíveis para a obtenção de recursos. Geralmente, esses empréstimos possuem a função de liquidar dívidas maiores, feitas de maneira prévia.

Nunca tome dinheiro emprestado para contrair bens que se depreciam ou que percam valor rapidamente com o tempo. Para isso, faça uma poupança e se planeje para a compra. O empréstimo, nesses casos, nunca é a melhor opção.

Motivos para um empréstimo pessoal

Se você possui uma dívida cara, ou seja, com valores de juros muito elevados e um prazo relativamente curto para liquidação – caso do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito -, o empréstimo pode ser uma boa alternativa para sair do aperto financeiro.

No entanto, confirme os prazos e os juros a serem contratados por esse novo empréstimo pessoal. De nada adianta contrair uma dívida que não poderá ser paga para ganhar tempo, pois em momento futuro o comprometimento financeiro poderá ser pior.

Apenas faça um empréstimo pessoal se você souber exatamente que poderá liquidar todas as parcelas dele e que possui folga orçamentária para isso. Dívidas de cartão de crédito ou de cheque especial são muito propícias para a obtenção de um empréstimo pessoal, desde que os juros a serem pagos sejam inferiores aos praticados pelo cartão de crédito ou cheque especial.

Preocupações no momento de um empréstimo pessoal

Você possui alguma garantia de emprego, como estabilidade ou algo do gênero? Possui algum motivo de imprevisto que possa influenciar na sua capacidade de pagamentos, como um carro que gere gastos imprevistos de manutenção ou um filho com pouca idade que pode ficar doente?

Se a resposta para qualquer uma dessas perguntas for sim ou se você tiver a possibilidade de ocorrência de gastos imprevistos de grande volume, a atenção no momento da obtenção de um empréstimo pessoal deve ser redobrada. Isso porque você precisará comprometer uma parcela menor de recursos para o pagamento das obrigações futuras.

Já pensou se o seu filho, por exemplo, fica doente e você tem que escolher entre pagar a parcela do empréstimo pessoal ou comprar os remédios receitados para ele? Se não houver folga financeira para isso, suas finanças estarão em perigo já no curto prazo.

A decisão de obter um empréstimo pessoal é séria e deve considerar diversas variáveis, tais como endividamento prévio, realidade familiar e prognóstico futuro com relação a emprego e vida familiar. Coloque tudo isso em uma balança e veja se a sua realidade suporta um empréstimo pessoal para ajudar a vida financeira. Se ele for mais atrapalhar que ajudar, talvez seja mais prudente esperar outra oportunidade.

Está com um empréstimo pessoal ativo ou pensando em fazer um? Conte para nós a sua situação!

620x100-foto

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *