Quer aprender a investir na bolsa? Conheça 5 erros comuns de investidores iniciantes

bolsa-de-valores-para-iniciantes-tudo-o-que-voce-precisa-saber23261

banner-GB

bolsa-de-valores-para-iniciantes-tudo-o-que-voce-precisa-saber23261

Quando se começa a ter mais intimidade com os investimentos, a bolsa é um caminho natural para os investidores. O próximo passo é aprender a investir na bolsa para ganhar confiança e entender como o mercado funciona. Não é raro encontrar bons investidores de renda fixa dizendo que nunca investirão em bolsa, pois o mercado é uma loteria e apenas quem tem muito dinheiro pode ganhar lá.

Estas ideias são equivocadas e, pelo contrário, é possível tirar bons lucros com ações. Alguns deslizes, porém, podem te atrapalhar neste objetivo. Por isso, no post de hoje, você vai aprender a investir na bolsa sem cometer os 5 erros principais dos investidores. Acompanhe:

Achar que sempre vai ganhar

O mercado de capitais é muito inconstante, volátil. Da mesma forma que você pode ganhar em apenas uma semana algo em torno de 50% sobre os valores investidos, também é possível ficar apenas com um pequeno valor percentual do seu dinheiro inicial. O segredo é sempre medir quanto você quer ganhar naquele ativo ou quanto está disposto a perder. Se a ação subir muito ou cair e alcançar a variação inicialmente estipulada, sente em frente ao computador e reavalie a estratégia: vale a pena continuar com aquele papel? Qual é a tendência dele? Se quer aprender a investir na bolsa, você precisa ter consciência de que não irá ganhar sempre no mercado acionário. Por isso, quando houver perdas, é importante mensurar quanto está disposto a aceitar e saber o momento certo de sair da ação.

Investir apenas nos momentos de alta

Você começa a acompanhar os noticiários e eles dizem que a bolsa não para de subir. Já são mais de duas semanas de alta contínua e não há previsão de reversão de tendência. Talvez o melhor da festa já tenha passado e não seja mais uma boa hora para investir. Fique atento à próxima baixa, pois será o momento em que aqueles que ganharam estão saindo, realizando os ganhos e o mercado está ficando menos aquecido. Esta sim pode ser uma boa hora de entrada para você, na baixa.

Achar que investiu bem porque teve ganhos

Você analisou rapidamente um ativo ou acreditou na dica daquele seu colega de trabalho que vive dando palpites sobre a bolsa e ganhou dinheiro. Você já se sente um investidor veterano e já pensa em oferecer serviços de consultoria em investimentos em bolsa. Vá devagar, pois esse lucro pode não ter passado de coincidência ou de sorte. Sem conhecimento, a tendência é que esse ganho seja diluído rapidamente em alguns investimentos equivocados.

Ser muito otimista

Outro equívoco ao se aprender a investir na bolsa: achar sempre que o mercado está no fundo do poço e que já é chegada a hora de recuperação. Nunca é o fundo do poço e o mercado pode sempre cair mais. Esqueça aquela máxima de que um ativo não pode ser reduzido a determinado valor. Não existe tal regra no mercado de capitais e quem regula os preços das ações é o próprio mercado, ou seja, os investidores.

Ter pressa na realização do investimento

Começou a investir agora? Quer retirar o valor investido com um lucro generoso em dois ou três meses? Se você está iniciando na bolsa, a chance disso acontecer é muito pequena. Seja consciente de que os investimentos em bolsa são para longo prazo. E isso se refere a uns quatro ou cinco anos, no mínimo. Se for para investir na bolsa, utilize aquele dinheiro que você não usaria para nenhuma emergência nem para fazer sua reserva principal – aquela poupança a ser utilizada em caso de desemprego, por exemplo.

Se você resolveu investir, significa que você já é um investidor consciente dos riscos do mercado. Continue com esse nível de consciência e não deixe de aprender a investir na bolsa, sem erros. Em pouco tempo, você começará a colher os frutos de boas ações e não cometerá os erros que os desavisados normalmente cometem. Quer mais ajuda na bolsa ou ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo.

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

One Comment

  1. olá! gostaria de saber como eu faço para falar de um 'erro de interpretação' que o aplicativo faz das minhas contas, de forma que eu nunca consigo confiar plenamente nele pra saber o valor total do meu investimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *