6 dicas para economizar com o carro

consorcio-ou-financiamento-carro

banner-GB

consorcio-ou-financiamento-carroOs automóveis são uma das nossas maiores paixões no Brasil, mas, muitas vezes, também grandes inimigos dos nossos bolsos. O custo para manter um carro não é baixo e tem pesado cada vez mais nos orçamentos familiares – chegando facilmente a R$ 1 mil por mês para um veículo popular. Combustível, estacionamento, seguro, IPVA e depreciação do automóvel são apenas algumas das despesas que os proprietários de carro costumam ter, sem mencionar os imprevistos que podem surgir, como pneu furado ou batidas.

Não é por isso, entretanto, que você precisa pensar em vender seu automóvel: existem várias maneiras de economizar com o carro e diminuir o impacto de seus custos na conta bancária no final do mês. Economizar com seu veículo não significa apenas gastar menos dinheiro com ele, mas também planejar investimentos, prevenir imprevistos e, até mesmo, ganhar uma renda extra, que ajuda (e muito) na hora de quitar as despesas do próprio carro. Veja as dicas que o Pegcar separou:

1. Acompanhe custos

Saber o quanto realmente está gastando com seu veículo irá ajudá-lo a entender onde poderá economizar. Para isso, registre todos os seus custos com estacionamento, combustível e reparos, entre outros, e faça uma análise sobre o peso deles para seu orçamento mensal. No aplicativo do GuiaBolso, essas despesas já são calculadas automaticamente por meio da integração com suas contas bancárias, aparecendo também nos gráficos de acompanhamento das suas finanças pessoais.

2. Coloque seu carro para trabalhar

Ganhar dinheiro com seu carro é uma boa maneira de balancear os custos envolvidos na manutenção do veículo. Uma forma de fazer isso é disponibilizar seu veículo para locação em sites como o Pegcar. Em vez de deixar seu automóvel parado na garagem quando não estiver utilizando, você o aluga para alguém que precise de um carro pontualmente, como para uma viagem ou para fazer compras. O processo é seguro e totalmente intermediado pelo Pegcar, ou seja, também não é necessário dedicar seu tempo para ganhar esse dinheiro extra.

3. Saiba escolher entre álcool ou gasolina

Se o seu carro é modelo flex ou total flex, você tem ótimas oportunidades de economizar combustível. Basta saber calcular se vale a pena abastecer com álcool ou gasolina cada vez que vai ao posto de gasolina. A conta é simples: para saber o que é mais vantajoso, você deve multiplicar o valor da gasolina por 0,7. Se o resultado for maior do que o preço do litro do álcool, vale a pena escolher este último.

Não é preciso se preocupar também em utilizar sempre gasolina aditivada para aproveitar melhor a performance do veículo. Abastecer com esse tipo de combustível uma vez a cada quatro tanques é o suficiente para manter o motor limpo e com bom rendimento.

4. Gaste menos combustível

Além de gastar menos na hora de abastecer, é sempre importante tentar economizar combustível em seu dia a dia. São muitos os fatores que elevam o consumo de álcool ou gasolina, a maior parte deles associados à má condução, como dirigir na marcha incorreta ou fazer mudanças bruscas de velocidade.

Existem, porém, outros comportamentos que contribuem para a queima mais acelerada do combustível, como utilização de ar-condicionado dentro da cidade e excesso de peso no veículo. Ou seja, se quer gastar menos com gasolina, nada de transformar seu porta-malas em um depósito.

5. Faça manutenção preventiva

É fundamental que a revisão do carro seja feita sempre dentro do período recomendado, pois assim é possível evitar danos maiores, que exijam troca das peças ou sejam causados por acidentes, situações que podem acabar saindo bem caras. Existem, também, manutenções que podem ser feitas por você mesmo para prevenção, como a checagem frequente do nível de óleo e água e a calibragem dos pneus.

6. Use outros meios de transporte

Por mais que tenha um carro próprio, isso não significa que deva utilizá-lo para todos os deslocamentos que fizer. O uso do veículo em trajetos curtos acaba, muitas vezes, ficando mais caro do que andar de táxi ou de transporte público, se considerarmos gasto com combustível e estacionamento. Abra mão do seu carro de vez em quando e experimente outras formas de transporte, você vai sentir o resultado no bolso!

Qual o peso do automóvel em seu orçamento?

Agora que você conheceu algumas dicas sobre como economizar com seu carro, é fundamental que pense também em qual o peso dele para seu orçamento mensal. Um veículo é um bem e, portanto, costuma ser um bom investimento, desde que não se torne motivo para contrair dívidas ou abrir mão de outros sonhos. Conheça seus custos mensais com o carro e, se perceber que sua manutenção não está sendo sustentável para suas finanças pessoais,  antes de decidir abrir mão dele, ponha em prática nossas sugestões para torná-lo mais econômico!

Você está fazendo algo diferente para economizar com seu carro? Compartilhe conosco nos comentários!

Esse texto foi produzido pelo Pegcar, plataforma de compartilhamento de carros entre pessoas que oferece a possibilidade de qualquer pessoa alugar seu carro próprio a condutores interessados, com segurança e praticidade.

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

One Comment

  1. Muito boas as dicas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *