Economize tempo: saiba como produzir mais no seu trabalho

Time management productivity concept. Closeup businesswoman hands holding white card sign with sand clock sign isolated on grey wall office background. Retro instagram style image

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Como posso produzir mais no trabalho? Essa pergunta é comumente feita por líderes de grandes empresas e colaboradores. A busca pela produtividade em níveis mais altos é um assunto cada vez mais frequente e gera inquietações em muitos profissionais que desejam maior produção de trabalho — e em menos tempo.

E se você acha que o seu dia deveria ter mais algumas horas, porque você não consegue realizar todas as tarefas e sempre sobram algumas atividades para o dia seguinte, de fato está você precisando rever certas atitudes da sua rotina. Para ajudá-lo, destacamos neste post algumas dicas para que você produza mais em seu trabalho e economize tempo. Confira!

Planeje seu dia (antes de ele começar)

É preciso ter uma rotina sólida para que se economize tempo. Então, se você planeja o seu dia logo nas primeiras horas da manhã, ou até mesmo um dia antes, terá mais facilidade no cumprimento de seu horário. E não se esqueça de se organizar adequadamente para as atividades que requerem mais tempo. Caso uma atividade seja muito extensa, o ideal é estabelecer as horas a serem trabalhadas — por exemplo: “diariamente trabalharei três horas neste projeto, tempo suficiente para que seja finalizado até o prazo de entrega”.

Priorize as atividades mais relevantes

Para priorizar atividades de forma eficaz é preciso saber reconhecer o que é importante, observando o que é mais urgente e relevante entre seus afazeres. E é válido saber diferenciar urgência de importância. Muitas tarefas do dia a dia podem parecer tão importantes quanto urgentes, mas, com uma avaliação mais cuidadosa, pode-se chegar à conclusão de que muitas tarefas urgentes não são necessariamente tão importantes para serem realizadas naquele instante.

Assim como tarefas importantes — como a melhoria de métodos e criação de novos produtos — podem não ser tão urgentes. Ao saber diferenciar o que é urgente e o que é importante, fica muito mais fácil priorizar as atividades ao longo do dia. E, como mencionado acima, caso as tarefas sejam extensas, o ideal é separar as horas trabalhadas por dia.

Identifique a hora do dia em que você é mais produtivo

Todo mundo tem um período do dia em que é mais produtivo. Por isso, a melhor maneira para que você economize tempo e produza mais é fazer uso apropriado desse conhecimento. O problema é saber identificar essa hora do dia em que se é mais produtivo, não é mesmo?

Uma boa dica para conseguir reconhecer seu pico produtivo é fazer anotações sobre o que você faz em cada hora do dia. Isso porque saber o que faz e também o que sente em cada período do dia poderá lhe dar pistas sobre sua produtividade. E vale lembrar: nesse momento é crucial ser honesto consigo mesmo.

Caso consiga trabalhar um longo período sem interrupções, também é sinal de que está trabalhando em pico de produtividade. Mas, se você se descontinua nos afazeres por qualquer motivo e se deixa levar por distrações, quer dizer que está cansado ou alheio — ou seja, esse não é seu horário de maior produtividade.

Use a tecnologia a seu favor e economize tempo

tecnologia está aí para ser usada e desfrutada da melhor maneira possível, e ela também será útil para economizar tempo. Hoje em dia, várias empresas contam com softwares que organizam e otimizam tarefas, de maneira a permitir ao usuário salvar lembretes, arquivos, imagens, áudios, ideias e muito mais. Portanto, procure por softwares que se mostrem mais adequados para suas demandas e à sua rotina de trabalho, e aproveite a tecnologia a seu favor!

Enfim, economizar tempo é possível — basta introduzir algumas mudanças certeiras em seu dia a dia. Como está a sua produtividade? O que você faz para ser mais produtivo? Deixe seu comentário. E se você gostou destas dicas, não se esqueça de compartilhá-las nas suas redes sociais.

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  1. Uso o método GTD de David Allen. Semanalmente faço uma revisão de minhas listas de ações e projetos, olho algumas atividades que gostaria de fazer algum dia e esvazio minhas caixas de entrada (e-mail, correspondências, anotações do bloco de notas etc.). Também reviso meus objetivos de curto, médio e longo prazo a cada 15 ou 30 dias. Diariamente reviso meu calendário, meus lembretes e minha lista de próximas ações. Olho se tenho compromissos com pessoas que encontrarei naquele dia e reviso minha lista de ações e projetos delegados. Para quem não conhece, sugiro os site www.gettingthingsdone.com e o blog www.vidaorganizada.com.br.

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