Veja como se livrar das dívidas rapidamente em 7 passos

32800-veja-como-se-livrar-das-dividas-rapidamente-acredite-e-possivel

banner-GB

32800-veja-como-se-livrar-das-dividas-rapidamente-acredite-e-possivelAs dívidas têm atrapalhado seu sono ultimamente? Acredite, é possível quitá-las mais rápido do que você pensa. Para se livrar das dívidas, você vai precisar de muita disciplina, foco no objetivo e disposição para ‘cortar na carne’. Isso significa cortar não só o supérfluo no orçamento, mas também itens considerados imprescindíveis, pois ninguém vai morrer por abrir mão deles por um tempo.

Então, quer saber como se livrar das dívidas rapidamente?  É só continuar lendo esses 7 passos preparamos para você.

1. Envolva a família na missão

Faça uma reunião familiar, exponha o problema, peça sugestões. Sempre haverá alguém com uma boa ideia que você não tinha considerado antes. Se todos da família trabalham, tente distribuir a responsabilidade pelo pagamento das contas. Um se encarrega da luz, outro da água, outro do telefone e assim por diante. Você vai ver como as contas abaixam como por milagre: quem paga a conta de energia elétrica nunca mais vai deixar uma luz acesa sem necessidade, quem paga a água vai reduzir o tempo do banho e por aí vai.

2. Livre-se dos juros altos

Comece pelos empréstimos com juros mais altos, como o cheque especial e o cartão de crédito. Informe-se com o banco sobre linhas de crédito com juros mais baixos e troque uma dívida ‘cara’ por outra com juros mais em conta. Um exemplo é fazer um crédito consignado para cobrir o cartão de crédito e o cheque especial, que são os campeões dos juros altos. Algumas associações ou cooperativas de empregados oferecem empréstimos a juros especiais para os membros. Informe-se em sua empresa!

3. Negocie prazos e peça descontos

O próximo passo para se livrar das dívidas é procurar seus credores, pedir descontos e tentar renegociar prazos e parcelamentos. Os credores podem se mostrar flexíveis, principalmente no caso de dívidas antigas e difíceis de receber, pois para eles é mais vantajoso recuperar o dinheiro em parcelas e em longo prazo do que não receber de jeito nenhum.

4. Corte despesas

Analise o orçamento doméstico com a família e veja quantas despesas podem ser cortadas. Vocês podem abrir mão da academia de ginástica e ir caminhar ao ar livre no parque. As prefeituras de muitas cidades disponibilizam aparelhos de ginásticas em praças e bicicletas de aluguel, aproveite!

Em vez de sair para jantar fora, convide os amigos para uma noite gastronômica em casa: uma vez por semana, alguém vai para a cozinha criar pratos diferentes para surpreender a turma. O cineminha do fim de semana pode ser em casa. A galera traz o vinho ou a cerveja e todos juntos assistem um bom filme. Você não precisa abrir mão do lazer. É só usar a criatividade!

5. Gere receita

Veja nos armários quanta coisa está sem uso há mais de um ano. Separe tudo o que a família não precisa e anuncie em sites de vendas. Ou então, faça um bazar em casa e venda para amigos e conhecidos. Sua tia que vai viajar para um lugar frio pode estar precisando exatamente daquele casaco que está entulhando seu armário. É vantagem para os dois lados.

Fazer bolos e doces para vender, dar aulas particulares ou consultorias, passear com o cachorro do vizinho, alugar um quarto vago, há várias maneiras de gerar receita, muitas delas sem sair de casa. Use a criatividade para ganhar dinheiro extra!

6. Mantenha as contas sob controle permanente

Existem ótimos aplicativos para controlar suas contas e gastos. Você acompanha transações bancárias, faz planejamento financeiro e mantém o controle de receitas e despesas diretamente do celular. Uma opção automática é o próprio GuiaBolso. Acabe com a desculpa de que não sabia quanto tinha no banco antes de fazer aquela compra por impulso. 

7. Tenha juízo daqui pra frente

Depois que você descobriu como se livrar das dívidas rapidamente e recuperou o controle do orçamento, uma última recomendação: aprenda a lição e não entre no vermelho de novo. Nada melhor do que colocar a cabeça no travesseiro e dormir um sono tranquilo, sem preocupação com dívidas.

E não deixe de compartilhar nosso post em suas redes sociais. Outras pessoas interessadas em se livrar das dívidas também vão gostar de ler!

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *