Economizar em 2016: saiba como cortar gastos e terminar o ano no azul

35150-economizar-em-2016-saiba-como-cortar-gastos-e-terminar-o-ano-no-azul

banner-GB

35150-economizar-em-2016-saiba-como-cortar-gastos-e-terminar-o-ano-no-azulO ano já passou da metade, e quem ainda não se planejou financeiramente para terminá-lo bem deve estar pensando que já é tarde demais. Pois saiba que isso não é verdade. Ainda dá tempo, sim! Basta um pouco de organização e algumas ações importantes para você realizar algum desejo, ou apenas terminar o ano sem dívidas e com algum dinheiro reserva.

E, para te ajudar nessa organização, listamos as melhores dicas para economizar em 2016. Veja só!

Tenha uma meta

A primeira dica parece óbvia, mas é muito importante. Você precisa ter uma meta e saber onde quer chegar. Com isso em mente, o planejamento ficará mais fácil e real.

E não precisa ser nada impossível ou um grande feito. Pode ser viajar com a família, economizar dinheiro para o material escolar e os impostos do início do ano, pagar as dívidas antes que o ano acabe ou qualquer outra necessidade que você tenha.

Confira sua situação

A próxima dica é fazer uma análise apurada da sua situação financeira atual. Leve tudo em consideração: o quanto você tem de dinheiro disponível todo mês, quais as suas despesas, em quanto tempo você quitará cada uma, entre outros. É importante classificar os gastos (moradia, lazer, alimentação…) para que você visualize de que forma seu dinheiro está sendo gasto.

Faça os cálculos para economizar em 2016

Sabendo de sua meta e situação financeira, é possível calcular quanto você deve economizar para atingir seus objetivos. Trata-se de uma conta simples, mas que já te dará um panorama. Por exemplo, sua meta é realizar uma viagem com a família no final do ano e, para isso, necessita de R$ 3 mil. Se o período até a data da viagem for de 5 meses, você deverá  guardar R$ 600 por mês.

Adapte seus hábitos

Para conseguir realizar suas metas ainda nesse ano, é importante que você mude seus hábitos e adapte suas ações do dia a dia. Medidas simples podem fazer toda a diferença, como preferir comer em casa a gastar em restaurantes, trocar lazeres pagos por opções gratuitas, rever a lista do supermercado e outros. Apenas com isso já é possível economizar bastante.

Envolva a família

Para atingir as metas é preciso que toda a família esteja envolvida. Então, chame todos para uma conversa e divida com eles a responsabilidade pelo sucesso dessa empreitada. Com todos da casa envolvidos, ficará mais fácil encontrar alternativas para cortar gastos e fazer isso em conjunto.

Corra do cartão de crédito e do cheque especial

Isso mesmo! Já sabemos que os juros do cartão de crédito e do cheque especial são os mais altos do mercado. Então, não corra o risco de contrair novas dívidas e acabar não conseguindo realizar seus objetivos. Dê preferência para pagamentos à vista e, se isso não for possível, avalie se há como adiar por um tempo essa compra.

Use ferramentas para se organizar

Se preferir usar ferramentas que te ajudem a organizar melhor os seus gastos, você pode usar uma planilha simples de Excel ou de controle financeiro online, como o GuiaBolso, por exemplo.

Uma planilha de Excel te ajudará a identificar suas entradas de dinheiro, seus gastos essenciais e supérfluos, e o saldo final a cada mês. Você pode incluir as categorias e formatar como quiser. Os valores são indicados manualmente, tendo que atualizá-la sempre de acordo com seus gastos.

Já uma ferramenta de controle financeiro online, como o GuiaBolso, é um site ou aplicativo que possui inúmeras funcionalidades e permite que você controle suas despesas, atualizando-as automaticamente. Ele sincroniza os dados de seu internet banking e levanta automaticamente todas as movimentações feitas em sua conta corrente ou cartão de crédito. Além disso, o GuiaBolso já divide suas despesas em categorias, de modo a facilitar a análise dos maiores gastos e o que você pode cortar ou economizar. Além disso, nele você também definir metas e acompanhar seus resultados.

Viu só? Para economizar em 2016, basta um pouco de organização e algumas adaptações no seu dia a dia. Com isso, você terminará o ano no azul e ainda será mais fácil realizar seus sonhos.

Quer receber mais dicas para melhorar sua vida financeira? Assine nossa newsletter e acompanhe!

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

2 Comments

  1. Com quantos dias cai na conta porque preciso urgente

    • Oi, Ereni

      Tudo bem? Com quantos dias cai o que? Um empréstimo? Não entendemos direito a sua dúvida. Por favor, nos envie de novo a pergunta com mais detalhes.

      =)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *