Passo #7 para a Independência Financeira: Evite o efeito sanfona

campanha0709-post7-blog

620x100-gradiente

campanha0709-post7-blogSe você leu o título deste post e se lembrou da dieta, é isso mesmo! Sabe quando você atinge a meta e relaxa? Isso não pode acontecer nas suas finanças. Você tem de aproveitar sua conquista, mas também precisa mudar hábitos para que o equilíbrio financeiro seja constante. Uma vez que se planejou e alcançou o que queria, crie outro objetivo, torne a planilha ou aplicativo o melhor amigo do seu bolso. Os ganhos que esta prática te trará não irão fazer você se arrepender! Confira hoje a última sugestão dos 7 passos para a Independência Financeira.

Mas antes de dar as dicas de como evitar o efeito sanfona vamos entender o que seria isso. O efeito sanfona nas finanças caracteriza-se por um vai e vem. Há ciclos em que a pessoa acumula dívidas e depois corre atrás para conseguir quitá-las. Há fases em que a pessoa faz uma reserva, mas depois gasta tudo descontroladamente. Ou seja, o efeito sanfona ocorre quando você intercala fases de altos e baixos no controle financeiro, em geral fruto de más escolhas feitas com o dinheiro.

Isso tudo é o que queremos evitar na independência financeira. Mas por onde começar então?

Crie novas metas

Já falamos sobre isso no passo 3 da independência financeira, mas vale repetir: sem objetivos claros (com valores e prazos) em geral as pessoas se perdem e acabam se descontrolando. Por isso, se conseguiu a primeira reserva da independência financeira, aquela que garante alguns meses sem salário, pense numa próxima, um valor para conseguir trocar de emprego com tranquilidade, por exemplo. Você vai ver como fica mais fácil ter autocontrole quando você define metas constantes.

Não encare dietas muito restritivas

Essa dica é uma das principais quando se fala em efeito sanfona na dieta, mas para finanças não é diferente. Se tomar cafezinhos a tarde te dá prazer, não corte por completo. Se você adotar cortes muitos drásticos no seu orçamento você passará a se sentir infeliz por não estar aproveitando um pouco do que ganha com lazer, etc. então ache o seu equilíbrio: corte o que você consegue, mas não todos os gastos desnecessários mas que te trazem pequenos prazeres. Lemba da regra 50-15-35? Você tem cerca de 35% do seu orçamento para gastar com estilo de vida.

Seja racional

A razão tem de vencer a emoção nas suas compras daqui pra frente. Sempre que for comprar algo, veja se você necessita daquilo. Se não for necessário, mas você está com uma folguinha no orçamento, adquira o item, mas o aproveite ao máximo. Dê valor a tudo o que você conquista e compra para que as coisas te tragam prazer por mais tempo.

Outra decisão racional que você pode tomar: pagar juros menores no crédito. Se está devendo no cheque especial ou cartão de crédito, considere pegar um empréstimo em uma instituição que cobre baixas taxas de juros, como o Just.

Tenha o hábito de consultar sua planilha

Para ser mais racional no consumo, uma boa mudança de hábito é consultar sua planilha periodicamente. Se ela estiver no seu celular, dentro do seu bolso, melhor ainda. Sempre que for comprar algo você pode ver se está com folga no orçamento, se o gasto está dentro do planejado, se gastou muito ou pouco naquela categoria no mês, etc. E lembre-se de nós! O GuiaBolso te ajuda nesse item.

Não parcele itens que você consome todos os meses

Parcelar a compra de um novo sofá e outras coisas caras é até normal, mas se você está recorrendo ao parcelamento toda vez que vai ao mercado, cuidado! Sua dívida pode estar crescendo sem você ver e pode se tornar impagável. Você até pode concentrar os gastos no cartão de crédito para conseguir milhas de viagem e outros benefícios, mas se atente aos parcelamentos e sempre cheque em quanto está a fatura no mês antes de fazer novas dívidas. 

E aí, os 7 passos para a Independência Financeira te ajudaram? Conseguiu dar o passo inicial para a sua organização? Esperamos que sim! Relate sua experiência nos comentários abaixo ou no nosso Facebook. E não deixe de baixar o GuiaBolso para Android, IOS ou na versão para internet.

campanha    passo1   passo2   passo3                   passo4              passo5              passo6

620x100-foto

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *