GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Aprenda a evitar 5 erros ao fazer o controle financeiro pessoal

banner-GB

33660-aprenda-a-evitar-x-erros-ao-fazer-o-controle-financeiro-pessoalO controle financeiro é essencial para uma vida mais organizada, feliz e cheia de realizações. Mas nem sempre esta é uma tarefa fácil e alguns erros podem derrubar o seu planejamento. Neste post, você vai conhecer 5 erros que podem acabar com o seu controle financeiro pessoal e vai entender como cuidar das suas finanças sem medo.

Não conhecer os seus gastos

Muitas pessoas não se dão conta de quanto realmente gastam e isso acontece porque elas se perdem em parcelas, diferentes cartões de crédito, cheques pré-datados e outras dívidas que podem, de forma conjunta, minar qualquer controle financeiro. Nesta tarefa você pode utilizar uma planilha ou aplicativos disponíveis no mercado.

É preciso anotar, detalhadamente, todos os gastos, incluindo aqueles parcelados e compreender como estes estão impactando no seu orçamento. Mesmo aqueles pequenos valores gastos com cafés ou lanches deverão ser anotados e reconhecidos no seu orçamento. Se contar com uma planilha automática de controle financeiro, como o GuiaBolso, a tarefa fica mais fácil.

Não compreender as diferenças entre os gastos

Outro erro nas finanças é não entender os diferentes tipos de desembolso e o impacto que ele tem no orçamento. Existem alguns gastos que dificilmente podem ser evitados, como é o caso do aluguel, comida, contas de energia e água entre outros. São despesas que, independentemente de você ter renda ou não, terão que ser pagas. Elas podem ser reduzidas, mas não evitadas.

Já gastos com idas ao cinema, saídas para bares e restaurantes ou roupas novas podem ser eliminados. Procure sempre pensar se você realmente necessita de algo novo e se aquela ida a um bar ou restaurante não pode ser substituída por um encontro em sua casa, muito mais divertido e econômico.

Utilizar o cartão de crédito ou cheque especial como renda

Outro erro muito comum é utilizar o cartão de crédito ou o limite do cheque especial como renda. Muitos brasileiros chegam antes do fim do mês sem recursos financeiros e utilizam esses dois meios como uma extensão de seus salários. Posteriormente, devido aos juros altíssimos, acabar com essas dívidas vira uma tarefa quase impossível.

Este problema pode ser evitado com o uso consciente do cartão de crédito aliado ao conhecimento das parcelas que você já possui para pagar e também é preciso evitar ter muitos cartões. Já o limite do cheque especial pode ser drasticamente diminuído em seu banco justamente para que você evite considerá-lo em seu orçamento.

Não ter metas atrapalha o controle financeiro

Não estabelecer metas para diminuir os gastos, para adquirir algo ou para poupar pode ser um dos erros que vem minando o seu controle financeiro pessoal. Agora que você já sabe que conhecer os seus gastos é essencial, que tal determinar percentuais para diminuí-los ou até mesmo cortá-los de sua vida?

Posteriormente, você poderá definir metas para adquirir algo como, por exemplo, uma viagem de férias ou trocar de carro, mas tudo com muito planejamento e organização. Além disso, você pode estabelecer uma meta de economia mensal que pode girar em torno de 5 % a 10% de sua renda e que poderá ser utilizada como uma reserva para o futuro.

Não pensar na aposentadoria

Falando em futuro, outro erro muito comum é não pensar na aposentadoria. Assim, mesmo sendo muito jovem é preciso que você já comece a pensar como será a sua. Dessa forma, é necessário que além de estabelecer uma pequena economia mensal você comece a conhecer um pouco mais sobre investimentos e procure as melhores opções de acordo com o seu perfil.

Você pode, por exemplo, conversar com o gerente do seu banco e perguntar a ele quais são os tipos de investimentos mais indicados para sua idade e também para a sua renda. Porém, não fique parado e sempre esteja atento às melhores opções para você.

Neste post você viu que erros como não conhecer os gastos e os tipos de despesas, a utilização do cartão de crédito e do cheque especial como renda extra ou ainda não ter metas e não pensar no futuro podem comprometer o seu controle financeiro pessoal. Mas você viu que com organização, disciplina e mudança de hábitos você pode superar esses erros e controlar suas finanças.

Que tal ler outro artigo e compreender como organizar as suas finanças em tempos de crise?

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play