Investimento em ações: conheça a análise técnica

dicas-investimento-em-bolsa-de-valores

banner-GB

dicas-investimento-em-bolsa-de-valoresPara muitos a Bolsa de Valores se trata de um investimento de alto risco, tal como um jogo de azar. O que essas pessoas não sabem é que, na verdade, as operações na Bovespa são feitas baseadas em estatísticas e dados concretos.

Quem investe no mercado financeiro não fica tão exposto à sorte se realizar as suas operações da maneira correta. Acertar nos investimentos financeiros é mais fácil que parece! Existem indicadores que podem te auxiliar a identificar oportunidades de negócio impressionantes.

Conheça a análise técnica, uma ferramenta que pode te auxiliar a realizar operações de sucesso no mercado de ações.

O que é análise técnica de ações?

A análise técnica funciona medindo as próximas flutuações do preço de uma ação a partir de suas atividades no passado. Isso se dá alicerçado em padrões gráficos, além de outros dados do histórico de determinado ativo que se relacionem ao preço e ao volume de negociações.

Outro tipo de análise conhecida pelos investidores é a análise fundamentalista. Entretanto, diferentemente da análise técnica que é pautada em aspectos mais objetivos, a fundamentalista se baseia em fatores como desempenho da empresa no mercado, como está sendo sua gestão corporativa e quais são as possibilidades da organização em se tratando de longo prazo.

A análise técnica, por sua vez, parte da premissa de que esses fatos a respeito da empresa em questão já são de conhecimento do mercado e que, portanto, já estão sendo considerados no preço dos ativos.

Deste modo, este método de análise configura-se como uma ferramenta poderosa para ajudar o investidor a encontrar excelentes oportunidades de ganho em operações de curto prazo.

Como funciona a análise técnica na Bovespa?

Essa análise, também chamada de análise gráfica, trabalha com a identificação de tendências para o comportamento futuro de uma ação. Sendo assim, é possível auxiliar o investidor a entender qual é o melhor momento de comprar e de vender determinado ativo.

Na Bovespa, existem diferentes modalidades de investimentos. Portanto, saber qual o melhor momento para iniciar ou finalizar suas aplicações aumenta as chances de sucesso e evita que o investidor se perca de sua estratégia.

Ela é importante também em momentos desfavoráveis, para indicar se vale a pena insistir em uma operação ou se o mais sábio a se fazer é partir para outro negócio, uma vez que não há estimativa de melhora. Isso funciona como uma espécie de controle de danos, evitando que o investidor perca muito dinheiro quando algo inesperado acontece.

Principais indicadores

A análise técnica trabalha com vários indicadores, buscando muita precisão em suas hipóteses. A partir desses indicadores identificam-se as tendências, que permitem analisar de forma objetiva as reações dos investidores a determinados cenários.

A propensão é que os padrões de comportamento se repitam e, em muitos casos, é exatamente isso que acontece. Dessa forma, comparando cenários, é possível perceber qual reação comportamental dos investidores é a mais plausível de acontecer, uma vez que no gráfico, essas reações criam padrões.

Os suportes e resistências representam um dos indicadores de muita importância nessa modalidade de análise. Eles auxiliam a identificar onde os preços de um ativo podem se manter na tendência estável ou onde o quadro pode mudar completamente.

A análise gráfica consiste em cruzar informações de seus indicadores a fim de traçar o cenário mais provável para operações de curto prazo. Além dos suportes e resistências, outros indicadores também analisados são:

  • Médias Móveis
  • Volume Financeiro
  • Movimento de topos e fundos
  • Bandas de Bollinger
  • Congestões
  • Indicador Acumulação/Distribuição

Percebeu como é possível investir em ações de forma segura, baseada em dados objetivos e que vão muito além da intuição do investidor? Quem quer ver o dinheiro render de verdade e aplicar em operações de curto prazo não pode abrir mão da análise técnica de ações.

Se quer aproveitar as melhores oportunidades da Bovespa, faça bom uso das ferramentas que o mercado oferece! Utilize os indicadores para te ajudar a alcançar todos os seus objetivos na Bolsa de Valores.

Este texto foi feito por Júlia Vasconcelos, integrante da equipe de comunicação da Toro Radar. É responsável pela comunicação da empresa com parceiros em todo o país.

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *