GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Passo a passo: como aprender a investir?

banner-620x100-2

Female hands typing on a keyboard and holding mouse

Muita gente economiza por meses ou anos com o objetivo de acumular um montante suficiente para iniciar os investimentos — mas é preciso saber onde e como aplicar o dinheiro. Começar a investir é uma decisão importante e precisa ser tomada com cautela.

Existem inúmeras modalidades de investimentos disponíveis no mercado e cada uma é adequada ao objetivo e perfil do investidor. No entanto, há uma forma simples e prática de resolver isso e saber o produto mais indicado para você. Primeiramente, o investidor precisa conhecer as modalidades existentes, descobrir qual é o seu perfil de investidor e definir os seus objetivos.

O ideal é que o investidor iniciante estude bastante e, para encurtar o caminho, listamos abaixo 5 dicas práticas de como aprender a investir. Confira:

1. Defina um objetivo para os seus investimentos

Antes de iniciar os investimentos, você precisa definir os objetivos de forma clara. Os mais comuns são aposentadoria, viagens, compra de carros ou imóveis e estudar no exterior. Cada objetivo demanda um montante específico e um período de tempo diferente para ser alcançado. Sendo assim, saber o que se pretende obter tornará mais fácil o processo de escolha da modalidade de aplicação certa.

2. Descubra qual é o seu perfil de investidor

Outra dica fundamental de como aprender a investir é descobrir em qual perfil de investidor você se enquadra. Nessa etapa, aprenderá algo importante sobre si mesmo. Então, não ignore a importância desse passo.

O perfil de investidor pode ser:

  • Conservador: prefere rentabilidades regulares e às vezes pequenas, mas em longo prazo, em troca de menores riscos;
  • Moderador: prefere correr um pouco mais de riscos em troca de retornos maiores e mais rápidos;
  • Agressivo: corre altos riscos, de forma controlada, em troca de ganhos muito maiores em menos tempo.

3. Desenvolva conhecimentos

A maioria dos grandes investidores não conta realmente como aprender a investir. Por isso, participe de cursos presenciais ou online, palestras, workshops de finanças, leia livros e revistas do segmento para expandir ao máximo os seus conhecimentos.

Aproveite os recursos da internet e acesse ferramentas gratuitas, como simuladores de investimento online, para testar estratégias, entender como funciona o mercado na prática e adquirir habilidades de um bom investidor.

4. Seja disciplinado com as estratégias

A simulação será importante para o desenvolvimento e teste das suas estratégias. Mas lembre-se: após escolher uma, é preciso ter disciplina para segui-la. Não fique trocando de estratégias sempre que passar por um período negativo. Isso pode comprometer ainda mais a sua rentabilidade futura e afetar o controle de riscos.

5. Tenha um orientador

Seguir um profissional de reconhecimento no mercado financeiro pode ser importante no início. Ele pode ser responsável por passar as informações mais relevantes e ajudar em seu desenvolvimento. O cuidado aqui é na hora da decisão. Ter ajuda profissional é bom, mas a decisão final cabe somente a você tomar. Afinal, o dinheiro é seu e a responsabilidade também. Então, não confie cegamente em apenas uma opinião.

Essas são algumas das principais dicas de como aprender a investir. Não deixe que elas acabem ficando somente na teoria. Aplique-as e comece hoje mesmo a mudar o rumo do seu futuro.

E aí, tem alguma dúvida? Está pensando em investir em qual produto? Deixe o seu comentário abaixo.

banner-620x100-1Leia também:
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 ‘Estou conseguindo deixar um legado financeiro pros meus filhos’, diz Kurt
 Veja 7 eventos gratuitos no Dia das Crianças
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play