Horário de verão: saiba o que é, por que ele existe e descubra dicas para economizar na conta

horariodeverao

banner-620x100-2

horariodeveraoEntre 16 de outubro de 2016 e 19 de fevereiro de 2017, fica em vigor no Brasil o chamado horário de verão, um novo regimento que adianta em 60 minutos o horário no país. Isso é válido para 10 Estados e Distrito Federal, desde 1931. Mas você sabe o motivo do horário de verão?

Se você respondeu economia, acertou! O governo estima que irá economizar R$ 147,5 milhões neste ano com o horário de verão. Isso porquê quando o horário é adiantado alguns hábitos mudam. A iluminação pública, por exemplo é acionada mais tarde e não coincide com o horário de maior consumo do comércio e indústria, o chamado horário de pico, entre as 18h e 21h. 

horarioEste valor economizado representa o custo evitado pelas usinas térmicas em questões de segurança elétrica e atendimento à essa super demanda em alguns horários do dia. Nos últimos dez anos, a mudança reduziu a demanda por energia no horário de maior consumo em 4,5%, em média. Isso significa dizer que o que economizamos no horário de verão equivale ao consumo mensal aproximado de energia em Brasília, cidade que tem 2,8 milhões de habitantes.

Além do Distrito Federal, o horário de verão vale para os estados de Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. 

Reduzir a conta no horário de verão

Em geral, com o horário de verão, as pessoas conseguem reduzir a conta em 5%, mas você sabia que a economia pode ser até 5 vezes maior se você adotar alguns hábitos? Confira algumas dicas de como reduzir a conta de luz durante o horário de verão.

* Luz natural: o horário de verão permite que você aproveite a luz do dia por mais tempo e reduza o uso das lâmpadas. Lâmpadas fluorescentes compactas duram mais e gastam menos energia. Outra dica é pintar as paredes com cores claras. Assim, você não precisa de muitas lâmpadas para iluminar o local.

* Banhos: diminua o tempo de banho e o nível do termostato. Já que é verão, dá pra tomar banho geladinho ou mesmo morno né? Outra dica: desligue o chuveiro enquanto estiver se ensaboando. A conta agradece!

* Passar roupas: é mais econômico acumular muitas peças de roupas e passar todas de uma vez.

* Celulares e câmeras: carregue esses aparelhos durante o dia e não enquanto você estiver dormindo. em geral, esses aparelhos demoram menos de 8 horas para serem completamente carregados, o que faz com que a carga durante o sono cause desperdício. 

* Computadores: desligue o monitor enquanto não estiver usando o PC. 

* Aparelhos em stand-by: desligue os aparelhos eletrônicos pelo botão liga/desliga, não só pelo controle remoto. A economia pode ser de 25% no total do consumo desses equipamentos.

Tem mais alguma dicas de economia de energia durante o horário de verão. Conte pra gente nos comentários abaixo! Se o seu problema é o uso de ar condicionado, temos essas dicas que podem te ajudar. 

banner-620x100-1Leia também:
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 ‘Estou conseguindo deixar um legado financeiro pros meus filhos’, diz Kurt
 Veja 7 eventos gratuitos no Dia das Crianças
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *