GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Gastos financeiros pessoais: 5 dicas para te ajudar a se organizar já

banner-GB

46952-gastos-financeiros-pessoais-x-dicas-para-te-ajudar-a-organizar-jaColocar em dia as finanças pessoais pode ser um grande desafio para muitas pessoas, mas organizar os gastos financeiros é mais fácil do que parece. A organização do orçamento pode aliviar a situação financeira e, por consequência, aliviar a própria vida das pessoas. Passando pelo mês mais tranquilamente, sem precisar de empréstimos ou entrar no cheque especial, o indivíduo passa a ter muito mais disciplina para economizar dinheiro ao final do período.

Mas como começar a organizar sua vida financeira? Veja aqui algumas das principais dicas sobre o assunto!

1. Anote seus gastos financeiros

Esse é o pontapé inicial para quem precisa organizar as finanças. Faça uma relação de toda a renda e dos gastos mensais, anotando detalhadamente qualquer despesa que teve ao longo do período. Dessa forma, você será capaz de identificar seus padrões de consumo e, se necessário, adaptá-los para a sua realidade.

Ao final do mês, faça uma análise detalhada do dinheiro que entrou e saiu da sua casa e veja em que áreas pode melhorar. Se a situação financeira não estiver muito boa, uma boa pedida é cortar gastos desnecessários.

2. Tenha uma meta

Muitas pessoas têm dificuldade em economizar apenas por economizar. Por isso, sempre trace um objetivo para aquele dinheiro que restou no final do mês — do contrário, é muito mais fácil gastar aquele montante em produtos desnecessários.

Seja para comprar a casa própria ou para viajar, é importante fazer as contas de quanto essa despesa vai custar e, depois, partir em busca deste objetivo!

3. Fique de olho na fatura do cartão

Na hora de colocar no papel o planejamento financeiro, alguns acabam se esquecendo de levar em conta a fatura do cartão. Este é um erro clássico de quem quer reorganizar a sua vida financeira, que pode dar muita dor de cabeça.

Nos dias de hoje, é possível acompanhar suas faturas pela internet, o que leva apenas alguns minutos. Tenha certeza que este tempo gasto para visualizar sua fatura será muito melhor do que a surpresa da cobrança de taxas de juros no final do mês.

4. Aprenda a investir

Os investimentos são uma ótima forma de obter renda extra no final do mês e melhorar a sua organização financeira. Procure aquele que mais se encaixa na sua realidade — poupança, bolsa de valores, títulos ou outras ações.

Mas cuidado: eles não significam todos a mesma coisa. Não se esqueça de levar em conta a rentabilidade, o risco e a liquidez na hora de optar por determinado investimento.

5. Aposte na tecnologia como aliada

Hoje em dia, há uma série de aplicativos que podem te ajudar a organizar a vida financeira de sua casa! Com eles, você pode acessar suas receitas bancárias, bem como suas despesas, o que ajuda a planejar seu orçamento mensal. Ainda é possível dividir a sua renda em porcentagens destinadas para áreas específicas, o que otimiza a utilização de seu dinheiro.

Esses sistemas são de fácil entendimento para a pessoa que o usa, o que dá mais poder de conhecimento e independência sobre sua própria vida financeira. Utilizá-los é uma das principais dicas para quem precisa voltar a ter controle sobre seus gastos financeiros!

Ter planejamento e controle é essencial para uma vida financeira saudável e que dê frutos a longo prazo. Concorda? Gostou do texto? Então, deixe um comentário aqui contando o que faz para melhorar sua organização pessoal.

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play