Consulta CPF grátis pela internet: descubra se o seu nome está sujo

38007-consulta-cpf-gratis-pela-internet-descubra-se-o-seu-nome-esta-sujo

banner-GB

38007-consulta-cpf-gratis-pela-internet-descubra-se-o-seu-nome-esta-sujoUma pessoa chega a uma loja, decide fazer uma compra financiada e, depois de algum tempo, perde o emprego. A situação complica e a pessoa já não consegue continuar pagando as faturas. O final dessa história é o mesmo para muitos brasileiros: o nome será negativado e o crédito na praça, perdido. Muitos não se dão conta dessa sua situação, mas hoje em dia é bem fácil saber se está com o nome sujo. Você consegue fazer uma consulta ao CPF grátis pela internet.

Ter o nome incluso em um cadastro de inadimplentes pode ter sérias consequências para os consumidores. Além de encontrarem dificuldades para fazer compras parceladas ou a prazo, também tais consumidores não conseguirão financiamentos. Por isso, é importante que as pessoas saibam qual a sua situação cadastral para que possam negociar a dívida ou buscar as melhores formas para ficar livre daquele débito.

Entenda as penalizações

As sanções para as pessoas que têm o nome incluso em um cadastro de inadimplentes são variadas, e cada uma delas impacta negativamente na rotina do consumidor. Assim que acontece a negativação, uma pessoa passa a ter restrições de crédito, o que dificulta, por exemplo, o pagamento com cheques, abertura de contas em banco, aluguel de imóveis, compras a prazo, obtenção de empréstimos, entre outros.

Além das restrições de crédito, o consumidor terá que pagar juros, conforme foi definido em contrato. Esse procedimento eleva ainda mais o valor devido e dificulta a sua quitação. Em alguns casos, um débito aberto também acarreta no cancelamento de serviços – como, por exemplo, no fornecimento de água, energia elétrica e internet.

Por fim, a empresa na qual o cliente contraiu a dívida pode entrar com uma ação judicial para garantir o recebimento. As consequências dessa ação podem implicar em bloqueio da conta corrente ou poupança e, em alguns casos, bens penhorados. Porém, as empresas costumam mover ações judiciais apenas em casos em que o valor devido seja alto.

Consulte a sua situação cadastral

Atualmente existem três bancos de dados principais que são usados pelas empresas para consultar a situação cadastral de seus clientes – e algumas delas permitem a consulta  do CPF grátis pela internet. São elas: Serasa, que é administrada pela Serasa Experian; o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), administrado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); e o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), administrado pela Boa Vista Serviços.

O SCPC, da Boa Vista Serviço, oferece o site Consumidor Positivo. Nesse ambiente digital, o consumidor pode acessar a guia “Consulta CPF Grátis” e verificar a sua condição gratuitamente. Dentro do aplicativo GuiaBolso também possível fazer a consulta, no Radar do CPF.

Quem também conta com um sistema online é a Serasa, que mantém o site Serasa Consumidor e também oferece o serviço de maneira gratuita. Em ambos os casos é necessário fazer um cadastro nos sites.

Já o SPC não conta com um serviço de consulta gratuita pela internet. Porém, oferece o serviço gratuitamente de maneira presencial. Para isso, é necessário comparecer a um dos balcões de atendimento munido do CPF original e de documento com foto.

Já precisou verificar se o seu nome estava negativado? Conseguiu fazer a consulta CPF grátis pela internet? Compartilhe nos comentários um pouco da sua experiência.

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *