GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Como escolher onde investir? 5 cuidados que você precisa ter

banner-GB

44216-como-escolher-onde-investir-x-cuidados-que-voce-precisa-terSe você conseguiu enfrentar a tarefa de guardar dinheiro, chegou ao segundo momento de decisões financeiras: aquele em que decide como escolher onde investir. Atualmente, a caderneta de poupança não é um investimento rentável, assim não compensa guardar seu dinheiro desta forma. Mas, para a sua alegria, existem alguns fundos de investimento que são as melhores opções para fazer seu dinheiro render rapidamente.

São diversas as opções de investimento que podem ser feitas, de modo que a maioria das pessoas se pergunta: como escolher onde investir? Encontre abaixo uma relação de opções de investimento e de cuidados que devem ser tomados na hora de escolher onde aplicar o dinheiro.

No momento em que você decidir onde investir o seu dinheiro, pesquise no mercado todas as opções disponíveis. A melhor escolha será fazer suas aplicações encontrarem o melhor custo-benefício. Faça uma avaliação de todos os riscos que vai correr e considere com atenção o tempo de retorno dos valores investidos e os ganhos que vai obter.

Tendo isso tudo em mente, é preciso prestar atenção a alguns cuidados importantes na hora de investir seu dinheiro. São eles:

1. Prazo dos investimentos

Um dos primeiros itens a ser avaliado é o prazo dos investimentos. Você pode tanto preferir investir no curto prazo, devido a alguma meta que será realizada em pouco tempo, como no longo prazo, se for fazer algo daqui alguns anos. Analise com muita calma qual é o prazo de investimento que você deseja ter, faça um planejamento e crie metas. Só então você poderá decidir quais os prazos você está procurando.

2. Perfil de risco do investidor

Todos os investimentos que realizamos geram riscos — alguns são maiores e outros menores. Quando se trata de fazer aplicações de valores financeiros, nosso cuidado deve ser em dobro, afinal, ninguém quer perder dinheiro.

Existem basicamente quatro tipos de investidores e todos eles costumam correr riscos, maiores ou menores, conforme suas possibilidades. Entre estes estão: os conservadores, os moderados, os arrojados e os agressivos. Antes de investir seu capital, veja em qual dos perfis você se encaixa e corra apenas riscos necessários.

3. Rentabilidade

O ponto que geralmente é o mais analisado pelas pessoas é a rentabilidade. Todos desejam saber antecipadamente qual será o rendimento de determinado investimento, mas, dependendo da aplicação (como ações) não é possível saber isto previamente. Se for aplicar via fundos, o ideal é você analisar como foi a rentabilidade da aplicação nos últimos meses e anos, mesmo em momentos de crise, para verificar se o gestor soube adequar a carteira para tirar bons frutos. 

4. Custos

Existem dois tipos de custos que são gerados no investimento de fundos. Um deles é a taxa de administração, na qual são cobrados valores referentes aos salários de funcionários, que trabalham na gestão de custos de seu investimento.

Já o outro se trata de uma taxa de desempenho, que gera um prêmio ao gestor, caso ele cumpra o objetivo estipulado — geralmente, é superar o benchmark.

5. Gestão

A equipe de gestão que faz o controle financeiro dos rendimentos de seus valores e que acompanha todo o andamento do seu fundo de investimento deve ser escolhida com muita cautela. Geralmente, é melhor contratar pessoas que não possuem nenhuma ligação com os bancos, visto que elas dão maior atenção aos seus clientes.

Os valores aplicados são retirados de sua posse por um período, então, antes de realizar qualquer investimento, verifique se esta quantia não lhe fará falta. Analise a sua planilha de despesas pessoais e a sua planilha de orçamento com antecedência. Caso conclua que não precisará do valor, verifique o melhor investimento para você.

E aí? Aprendeu como escolher onde investir? Se ficou com alguma dúvida, conta pra gente nos comentários.

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play