Livre-se da síndrome do impostor e alcance a prosperidade

flat design businessman running on top of arrow icon vector illustration

banner-GB

flat design businessman running on top of arrow icon vector illustration

Você já teve a nítida sensação de que profissionalmente falando, por mais que seus talentos e habilidades provem o contrário, você é uma fraude completa e que, por isso, pode ser descoberto a qualquer momento por seus chefes e colegas? Pois saiba que você não está sozinho nessa.

Pesquisa realizada pela Universidade Dominicana da Califórnia revelou que cerca de 70% dos executivos norte-americanos bem sucedidos, especialmente mulheres, sofrem do mesmo sentimento. E esse sentimento de inadequação profissional tem até nome: síndrome do impostor.

A síndrome do impostor pode ser imensamente prejudicial para sua carreira e sua prosperidade. Confira no post de hoje informações e dicas preciosas para livrar-se desse sentimento de uma vez por todas!

O que é a síndrome do impostor?

Criado pelos psicólogos americanos Pauline Clance e Suzanne Imes, em 1978, o termo síndrome do impostor significa a crença de que todas as realizações profissionais, percebidas pelos outros como fruto de suas habilidades, talentos ou intelecto, são, na realidade, causadas por “golpes de sorte”, fazendo com que a pessoa tenha a certeza de que é um verdadeiro impostor.

As pessoas que desenvolvem essa síndrome possuem um medo constante de serem “descobertas”, não conseguem aceitar elogios e sentem mal-estar quando seu trabalho é reconhecido. Isso, ao longo do tempo, pode prejudicar imensamente a prosperidade e a vida financeira, já que as pessoas não se sentem merecedoras de suas conquistas e não batalham para terem seus esforços reconhecidos.

Se você se identificou com esses sentimentos, não se desespere! É possível, com algumas mudanças simples em sua maneira de agir e pensar, dissipar esse sentimento e alcançar a tão sonhada prosperidade.

Quantifique suas habilidades em valores brutos

Na hora de negociar salários, promoções e bonificações, as pessoas que possuem síndrome do impostor têm imensa dificuldade de valorizar suas capacidades. Como se sentem uma fraude, não se acham merecedores de promoções e salários à altura de seus cargos, e acabam aceitando qualquer proposta.

Por isso, na hora de falar sobre isso com seus superiores, uma boa estratégia pode ser quantificar as habilidades que você possui, reconhecidamente, em valores brutos, e apresentá-las como argumentos de negociação. Baseado em “dados concretos” você se sentirá mais seguro de que não está fingindo ser algo que não é, e sua confiança aumentará.

Pare de se comparar com os outros!

“A grama do vizinho é sempre mais verde”, já diz o ditado. Ao se comparar com os outros, quem tem síndrome do impostor sempre sai perdendo. Os outros sempre têm mais habilidades e talentos e menos dificuldades financeiras do que você, não é mesmo? Bloqueie agora mesmo esse comportamento. Internalize o fato de que, independente de sua situação atual, todos podem prosperar. Reconheça sua força e seu poder pessoal!

Encontre bons mentores

Ao invés de se comparar com os outros e se sentir uma fraude, por que não espelhar-se em quem tem sucesso, aplicando seus ensinamentos em sua vida profissional? Encontre mentores, pessoas de sucesso e bem sucedidas em sua área, e pergunte o que você precisa fazer para também chegar lá. Bons mentores podem fazer uma diferença incrível em sua vida, aumentando sua autoconfiança e acabando de vez com a síndrome do impostor que atrapalha sua vida e sua prosperidade!

Gostou de aprender mais sobre a síndrome do impostor? Deseja ficar por dentro de outros temas como esse? Então curta a página do GuiaBolso no Facebook e não perca mais nenhum conteúdo!

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *