Empréstimo consignado: entenda como funciona

50705-maira-emprestimo-consignado-entenda-como-funciona

620x100-gradiente

50705-maira-emprestimo-consignado-entenda-como-funcionaNa busca por equilíbrio nas contas ou para realizar um sonho, é comum as pessoas recorrerem a um empréstimo — e, nessa hora, é muito importante procurar pelas opções que cobram menores taxas. Nesse cenário, o empréstimo consignado pode ser considerado um bom negócio.

Para saber como esse tipo de crédito funciona, fique ligado neste post, pois vamos te explicar tudo sobre o empréstimo consignado. Acompanhe!

O que é o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual as parcelas são descontadas direto da folha de pagamento do contratante. Assim, a instituição financeira conta com maiores garantias de pagamento e pode praticar taxas de juros mais atrativas.

Além de ser um bom negócio para quem precisa de dinheiro na mão, no empréstimo consignado você não corre risco de deixar de pagar as parcelas, visto que elas já vêm descontadas do seu salário.

Quem pode solicitar esse tipo de empréstimo?

Como a garantia do empréstimo consignado é a renda mensal de quem o contrata, ele é exclusivo para pessoas que trabalham com carteira assinada, aposentados e pensionistas do INSS. Servidores públicos, por terem mais estabilidade profissional, podem conseguir taxas ainda melhores.

Em muitos casos, até mesmo pessoas com restrição de crédito conseguem contratar um empréstimo consignado. Quem tem dívidas pode aproveitar essa oportunidade de crédito para regularizar as finanças.

Como conseguir um empréstimo consignado?

A primeira coisa a fazer é descobrir se a empresa em que você trabalha possui convênio com alguma instituição financeira para oferecer empréstimos consignados — informe-se no RH de sua empresa. Funcionários públicos podem conseguir essa modalidade de empréstimo em diversos bancos ou financeiras com mais facilidade.

Para pedir um empréstimo consignado, você deverá comparecer até a instituição financeira e apresentar RG, CPF, comprovante de residência e de renda. Não é necessário ser correntista do banco escolhido para fazer a solicitação.

Qual valor posso pedir em um empréstimo consignado?

A quantia que pode ser solicitada depende dos rendimentos do cliente. O valor comprometido mensalmente não pode ser superior a 30% da renda.

Por exemplo, quem recebe R$ 3 mil por mês de salário não pode pagar mais do que R$ 900 de parcela. Para saber qual o valor máximo que pode ser requerido, é só multiplicar os 30% da renda pelo número máximo de parcelas que o banco libera. Note que, dentro desse limite, já estarão sendo consideradas as taxas envolvidas na negociação, como os juros e os encargos administrativos.

É possível ter mais de um empréstimo consignado ao mesmo tempo, no entanto, o valor somado das parcelas precisa respeitar o mesmo limite.

O que mais é preciso saber para pedir um empréstimo consignado?

Como vimos, o empréstimo consignado oferece menores taxas e mais comodidade no pagamento. Contudo, você deve considerar alguns pontos antes de contratá-lo.

É fundamental se planejar muito bem, pois ele representará uma redução no seu salário. Por isso, pode ser preciso reajustar diversos gastos do dia a dia, já que até mesmo o orçamento doméstico pode ficar comprometido.

Outra dica é entrar no comparador de empréstimos do GuiaBolso no aplicativo ou no site para verificar as melhores taxas de empréstimo do mercado, caso não tenha acesso a um consignado. 

E então, conseguiu entender melhor como funciona o empréstimo consignado? Se ainda tiver alguma dúvida, conta pra gente nos comentários!

620x100-foto

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *