Ainda não sabe como preencher um cheque? Aprenda aqui!

56762-ainda-nao-sabe-como-preencher-um-cheque-aprenda-aqui

banner-GB

56762-ainda-nao-sabe-como-preencher-um-cheque-aprenda-aquiMuitas pessoas têm dúvidas sobre como preencher um cheque. Em um cenário no qual a utilização dos cartões de débito e crédito parece caminhar para a onipresença, o uso do cheque nas movimentações financeiras diminuiu bastante, mas está longe de ser superado.

Por isso, apresentamos neste artigo algumas orientações que vão ajudar você a preencher corretamente um cheque, eliminando o risco de fraudes ou de devolução por erro de preenchimento. Confira!

Como preencher um cheque?

Em uma folha de cheque, há alguns campos com informações já impressas, como os números da agência bancária e da conta-corrente e os dados do titular (nome, CPF e RG). Outros campos que devem ser preenchidos pelo emissor.

O que deve ser preenchido?

Valor em números

O valor numérico do cheque, que será indicado no canto superior direito da folha, deverá ser expresso em reais, com duas casas decimais após a vírgula. Embora não seja obrigatório, é importante colocar, antes e depois do valor, o símbolo “#”, eliminando assim o risco de adulteração (por exemplo, #100,00#).

Valor por extenso

O valor nominal do cheque deve ser escrito por extenso logo após a expressão “pague por este cheque a quantia de”, para que não sejam acrescentadas palavras. O simples fato de colocar o valor entre parênteses também é útil nesse sentido.

Não é necessário discriminar os centavos, já que no final do campo está a expressão “e centavos acima”, que remete ao valor numérico. É importante ressaltar, contudo, que em caso de divergência entre os valores inteiros prevalece o que foi escrito por extenso.

Cheque nominal (campo “a”)

Para saber como preencher um cheque, é importante levar em conta que, conforme determinação do Banco Central, os cheques de valor superior a R$ 100 devem ser nominais, sob pena de devolução. O nome completo do beneficiário será indicado após a inscrição “a” no cheque.

O cheque nominal só pode ser apresentado pelo beneficiário indicado, podendo ser transferido a terceiro por meio do endosso, que é a assinatura do beneficiário no verso do cheque.

Já nos cheques de valor inferior não é preciso preencher esse campo. No caso, o cheque será “ao portador”, podendo ser pago para quem o apresentar ao banco sacado.

Cidade e data

A indicação da cidade é opcional. Logo, sua omissão não é motivo de devolução. Seu preenchimento, contudo, é importante, já que o foro, em caso de questões judiciais, será o indicado no preenchimento do cheque.

Por sua vez, a informação da data é imprescindível e deve ser feita com cuidado, em razão das regras de prescrição do cheque. O dia e o ano devem ser preenchidos em numeral. Já o mês precisa ser informado por extenso, caso contrário o cheque será devolvido por erro formal de preenchimento.

Assinatura

Finalmente, a assinatura deve ser preenchida de acordo com o cartão de autógrafos existente no banco, que será consultado no momento da liquidação do cheque. Caso o emissor tenha alterado a assinatura com o passar do tempo, deverá comparecer ao banco para fazer um novo registro.

Cheque cruzado

O cheque cruzado é usado com grande frequência, mas muitas pessoas não sabem a sua real finalidade. Seu preenchimento não pode ser anulado e serve como medida de segurança, garantindo que o cheque seja obrigatoriamente depositado em conta.

O cruzamento é representado por dois traços em diagonal e, se constar o nome do banco entre as linhas, obriga que o depósito seja feito exclusivamente no banco indicado.

Agora você tem as informações necessárias para saber como preencher um cheque corretamente. A dica foi útil? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *