GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Como investir em ações? 6 erros que você não pode cometer

banner-GB

44456-como-investir-em-acoes-x-erros-que-voce-nao-pode-cometerGerir sua reserva financeira é uma tarefa de extrema responsabilidade, pois ela é o que lhe dará alguma segurança nos momentos de crise, seja do país ou da sua vida pessoal. Utilizar parte dela para fazer algum investimento é a melhor forma de aumentar essa reserva e ter ainda mais segurança.

No mercado há diversas possibilidades de investimento, desde as menos arriscadas até ações. Hoje vamos falar justamente sobre a aplicações na bolsa de valores. Mas como investir em ações sem cometer erros e evitar perder dinheiro?

Antes de abrir uma conta de corretagem é importante lembrar que o mercado de ações tem abundância de riscos, bem como potenciais recompensas. Porém, a boa notícia é que os investidores conscientes podem mitigar esses riscos muito facilmente se mantiverem a frieza.

Por isso, separamos neste texto 6 armadilhas que você deve evitar cair ao decidir investir seu dinheiro em ações. Confira e prepare-se:

1. Não ter um planejamento de como investir em ações

Todos sabemos que atos praticados sem planejamento têm menos chances de darem certo. E investir no mercado de ações não é diferente. É importante investigar quais ações parecem mais estáveis, quanto você pretende investir e se deseja colher os frutos em longo ou curto prazo. Um bom planejamento pode ser a chave para perder menos e ganhar mais.

2. Não estabelecer expectativas

Você precisa ter uma ideia do que você quer ter em sua vida que exige dinheiro. Por exemplo, o estilo de vida que você deseja ter quando se aposentar ou se você almeja uma vida mais luxuosa ou tem apenas necessidades mais modestas. Faça uma lista para ajudá-lo a definir suas metas.

Caso você não tenha ideia do que quer fazer com seu dinheiro e esteja apenas investindo por investir, pode estar jogando seu dinheiro fora.

3. Não definir metas

Para estruturar um plano de investimento, você deve primeiro entender por que você está investindo. Em outras palavras, onde você gostaria de estar financeiramente e quanto você tem que investir para chegar lá? Seus objetivos devem ser o mais específicos possível para que você tenha a melhor ideia do que você precisa fazer para alcançá-los.

4. Não investir com cautela

Investir em ações pode ser uma montanha-russa: você pode começar com um valor qualquer e ter a sorte dele render bastante logo de cara, ou, do contrário, pode perder uma porcentagem considerável do investimento inicial. Por isso, não ter cautela ao investir em ações é um erro terrível.

Você precisa se planejar para despender um valor que não lhe fará falta caso haja algum prejuízo. Encare esse dinheiro como uma aposta, que tanto pode falhar quanto dar bastante lucro.

5. Não estudar sobre o mercado de ações

Muitas pessoas erram por não ter conhecimento ou porque querem pegar o caminho mais curto e investir de imediato. Por isso, não deixe de aprender mais sobre o mercado de açõesGaste um tempo pesquisando e aprendendo mais sobre economia, ouça as percepções e previsões de especialistas para desenvolver um senso do estado da economia e saber que tipos de ações têm um bom desempenho.

6. Seguir o bando

Todo mundo conhece a frase “comprar em baixa e vender em alta”, mas frequentemente o oposto também é verdadeiro. Muitos investidores experientes e bem-sucedidos vão exatamente para o lado contrário do rebanho. Eles já conhecem o mercado e evitam a euforia que leva as pessoas a investirem apenas com base nas emoções. Portanto, siga suas intuições e evite seguir o rebanho.

Saber como investir em ações é algo que só se aprende com muita pesquisa e planejamento. Não é uma tarefa extremamente difícil, mas é preciso ter cautela e espírito esportivo para lidar bem com os ganhos, que podem ser muito satisfatórios, mas também com possíveis perdas.

E você, já tem um plano de investimento? Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário aqui no blog e conte para nós!

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play