GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Autocontrole: saiba como poupar mais dinheiro já

banner-GB

56616-autocontrole-saiba-como-poupar-mais-dinheiro-jaAs duas questões principais a respeito de poupar dinheiro são a disciplina e o autocontrole. Para muitos, é exatamente aí que o problema se encontra: falta de organização, problemas para separar uma parte da renda e falta de objetivo, por exemplo, são algumas situações comuns.

Pensando nisso, decidimos escrever este post e oferecer algumas dicas que vão te ajudar a economizar com frequência e mais foco. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura!

Conheça os seus hábitos de consumo

Se fosse para responder neste instante, você saberia dizer qual percentual da sua renda é destinado para o pagamento de contas da casa, para o lazer e para a compra de roupas? Sem conhecer seus hábitos de consumo, dificilmente você saberá quais gastos são supérfluos e podem ser cortados ou diminuídos do seu orçamento.

Sendo assim, o ideal é começar a anotar tudo o que você gasta durante o mês em uma planilha, para conhecer melhor o seu padrão e ter um ponto de partida para começar a tomar decisões.

Faça um planejamento financeiro de acordo com seus objetivos

Já que falamos em anotar seus gastos, vamos falar também sobre a importância de ter objetivos e traçar um planejamento financeiro de acordo com eles. Quais são suas metas para o próximo ano, ou cinco anos, por exemplo? Isso inclui viagens, trocar de carro, ou mesmo conseguir criar uma poupança.

O importante é definir quanto dinheiro você precisa e o quanto terá que economizar mensalmente para alcançar o que deseja. Com esse direcionamento, se torna mais fácil planejar algumas mudanças e saber qual fatia do seu rendimento será destinada para as economias.

Deixe o cartão de crédito em casa

O cartão de crédito é um excelente recurso para casos de emergência, entretanto, ele pode acabar se tornando um grande vilão da economia se não houver autocontrole em seu uso. Se você faz parte desse grupo de pessoas que gastam mais quando estão com o cartão de crédito em mãos, o ideal é deixá-lo em casa quando for sair e utilizá-lo somente quando necessário.

Evite comprar por impulso

Outro grande problema de autocontrole está relacionado às compras por impulso, principalmente quando há promoções envolvidas. Quando você compra algo sem planejamento, além de correr o risco de pagar mais caro e perder o poder de barganha, acaba gastando um dinheiro que poderia ser destinado às economias.

Para lembrar de sua missão de poupar, alguns consultores chegam a indicar o uso de um elástico no braço, para que sempre tenha à vista um alerta do compromisso que fez.

Crie “multas” para compras não  planejadas

A melhor forma de fazer as pessoas terem maior consciência sobre seus gastos, é fazer “pesar no bolso”. Depois que você já organizou seu planejamento financeiro e estabeleceu a quantidade a ser poupada, se ainda tiver problemas com o autocontrole, vale a pena criar uma forma de “penalizar” as compras que forem realizadas sem planejamento. Você pode fazer isso estabelecendo um valor ou percentual, como, por exemplo, guardar R$ 50 na poupança toda vez que adquirir algo que não foi planejado.

Como você pode ver, são algumas medidas simples que fazem diferença na sua rotina e que ajudam a desenvolver o autocontrole. Porém, ainda é preciso ressaltar que é necessário ter disciplina para manter o que foi determinado e evitar os velhos padrões de consumo.

O que achou desse artigo? Conhece mais alguma dica que pode ser útil e quer contribuir com o post? Então deixe suas sugestões nos comentários e participe da conversa!

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play