GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Consórcio de carros vale a pena? Prós e contras para formar opinião

620x100-gradiente

33096-consorcio-de-carros-vale-a-pena-pros-e-contras-para-formar-opiniaoSe está pensando em comprar um carro, mas não economizou o suficiente para pagar à vista ou não pretende encarar os altos juros de um financiamento, o consórcio de carros pode ser uma opção para você.

Economizar em tempos de crise não é fácil, mas, se você tiver disciplina, não tiver pressa e planejar parcelas que caibam no seu bolso, terá seu carro novo sem complicações financeiras.

Antes de decidir, é bom ler o nosso artigo para saber se o consórcio é o melhor para o seu caso. Veja alguns prós e contras dessa modalidade de aquisição de bens:

Os prós

Fugir dos juros altos dos financiamentos

Os juros de um consórcio, somados às taxas administrativas e o seguro, ainda são bem mais atrativos do que pagar juros bancários. Outros gastos, como taxa de adesão e fundo de reserva são exigidos apenas por algumas administradoras e seu valor varia. Com uma boa pesquisa, é possível encontrar opções de consórcio com um custo muito baixo.

Ter pagamentos flexibilizados

Se tiver algum dinheiro sobrando, pode antecipar as parcelas. E se, por algum imprevisto, não conseguir continuar pagando as prestações, você pode transferir suas cotas a um terceiro.

Não perder o investimento

Se tiver dificuldades de pagar o consórcio e não transferir seus direitos, no encerramento do grupo você recebe tudo o que investiu de volta.

Dar lances quando quiser

Entrou um dinheirinho extra? Você pode dar um lance maior e ser contemplado mais rapidamente. Fazendo isso, você não precisa esperar ser sorteado e ainda paga parcelas menores no futuro!

Ter o valor pago sempre atualizado

O valor do crédito é atualizado até o momento da contemplação. Assim, você garante o modelo mais novo do carro.

Pagar parcelas mais baixas

Os valores das parcelas são mais baixos do que os de um financiamento bancário.

Menos burocracia

Se você não tem nome limpo, comprovante de renda ou não atende a determinados critérios de uma financeira, o consórcio de carros vale a pena. Só um detalhe: apesar de nome negativado não ser obstáculo na hora de assinar o contrato, você terá de estar com sua situação regularizada na hora de receber a carta de crédito.

Os contras

A espera pode ser longa

O consórcio é semelhante a uma poupança forçada. Por isso,  caso você não possa dar lances, leve em conta a possibilidade de ser contemplado apenas no último sorteio. Se o prazo contratado for de 60 meses, esse pode vir a ser o tempo de demora para receber seu carro.

As taxas administrativas

Apesar de serem bem mais baixas que os juros cobrados nos financiamentos, elas podem ser expressivas. Faça uma pesquisa prévia de valores e formas de pagamento e  lembre-se de se se informar quanto à idoneidade da instituição escolhida!

Risco de inadimplência

Em um financiamento de longo prazo o atraso nos pagamentos é relativamente comum. Se isso acontecer com você, estará impedido de participar de sorteios e lances, e ainda corre o risco de pagar juros sobre as parcelas atrasadas, bem como de ser expulso. Se houver um índice alto de inadimplência no grupo, poderá haver problemas para entregar a carta de crédito.

Falsas promessas

Não acredite se o representante do consórcio “garantir” que você pode dar um lance alto e receber o bem logo na primeira assembleia. Os outros consorciados também devem ter ouvido a mesma coisa e o número e o valor de lances na primeira reunião costumam ser bem altos. Não dá para saber com antecedência que valor de lance você deverá oferecer. Seja realista e não se iluda com promessas de vendedor.

Sim, fazer um consórcio de carros vale a pena

O consórcio de carros é uma opção para adquirir bens se você não quer entrar em um financiamento. Pagar prestações melhores, com juros baixos e sem burocracia são ótimos motivos para você aderir a ele. Mas não se esqueça das nossas dicas: pesquise as melhores taxas e se informe sobre a idoneidade da administradora do consórcio. 

Gostou deste artigo? Que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais? Seus amigos também vão gostar de saber dos benefícios de um consórcio, certo?

620x100-foto

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comente!

comentários

 
 

Victor comentou:

É uma falta de ética incrível usar uma frase como “O consórcio de carros vale a pena se você já desenvolveu ou quer desenvolver uma educação financeira.”. Se você já desenvolveu uma educação financeira minimamente decente, você já sabe que acumular o valor de bem antes de comprá-lo é INEVITAVELMENTE mais vantajoso que um consórcio. Se existe qualquer tipo de juros ou taxas, ter a disciplina de juntar o seu dinheiro, investi-lo e só depois adquirir um bem, SEMPRE é a melhor opção!

30/12/2016, 08:41

    GuiaBolso comentou:

    Obrigada pelo aviso, Victor. Estamos corrigindo o texto!!

    12/01/2017, 11:57

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play