GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Como comprar material escolar mais barato? Confiras 7 dicas

banner-GB

34032-como-comprar-material-escolar-mais-barato-confiras-7-dicasUma das principais tarefas dos pais com filhos em idade escolar, no inicio do ano, é comprar toda a imensa lista de materiais escolares que as instituições de ensino solicitam. Cadernos, lápis, canetas, livros… É tanta coisa! Nessa hora, uma das preocupações é com a renda familiar, que pode ser fortemente afetada por essas compras. Então, não resta alternativa a não ser tentar comprar material escolar mais barato.

E essa não é tarefa fácil. Exige dedicação, um pouco de tempo e muita paciência. Para te ajudar nessa missão (é uma verdadeira missão!), preparamos ótimas dicas. Acompanhe!

Reserve tempo para as compras

Esse é um ponto interessante, já que encontrar bons negócios leva tempo e exige um pouco de paciência. Então, não deixe para a última hora. Reserve um tempo para isso. Quando deixamos para a última hora, temos uma tendência a comprar a primeira oferta que encontramos. Além disso, podemos perder em qualidade porque, nessa época, os materiais somem das prateleiras rapidamente.

Pesquise o material escolar mais barato

Essa dica é fundamental para ter sucesso. É necessário pesquisar as melhores ofertas e entender o custo-benefício, afinal, qualidade também é importante. O segredo é realizar diversos orçamentos e entender quais as melhores ofertas em cada local. É bem possível que, para economizar, você tenha de comprar em mais de uma loja. Isso porque os valores variam bastante.

E para te ajudar nessa empreitada, já pesquise em casa os endereços das lojas e faça uma espécie de roteiro. Assim, você já sai sabendo onde ir.

Confira se necessita de todos os itens

Antes de comprar, confira a lista e veja se já possui algum item em casa. Depois, entre em contato com a escola e confirme se toda ela é realmente necessária. Assim, você não comprará itens que não serão utilizados pelos alunos ou que você já tenha em casa.

Compartilhe informações

Essa também é uma dica muito importante, já que nos dias de hoje, compartilhar informações é uma atitude de sobrevivência. Então, procure outros pais e responsáveis, compartilhe as informações que encontrou e peça dicas sobre como estão realizando as compras.

De repente, você saberá de lugares mais baratos ou de promoções interessantes. Use as redes sociais, o Whatsapp e outras ferramentas de comunicação para isso.

Encontre possibilidades

Um ponto fundamental é sempre prestar atenção à qualidade do produto e não somente a marca. Ao comprar um material apenas pela marca, você poderá desembolsar mais. Afinal, deixará de encontrar produtos muito bons e que, por não serem de marcas tão conhecidas, terão um preço mais baixo. Portanto, o importante é avaliar o custo-beneficio.

Forme grupos de compra

É aquela famosa prática de mercado: quanto maior a quantidade, mais barato fica o produto. Então, procure outros pais e comprem em conjunto.

Dessa forma, será mais fácil negociar bons descontos com os lojistas e conseguir ótimas formas de pagamento.

Planeje os gastos

E, para finalizar, não podemos deixar essa dica de lado: você precisa guardar dinheiro para isso. Com um bom planejamento, será possível economizar todo mês para essa finalidade. Você também pode pensar em utilizar o décimo terceiro salário, caso seja necessário, para ajudar.

Para conseguir comprar material escolar mais barato é preciso bastante empenho e tempo para pesquisar. Com planejamento e paciência, você fará bons negócios. Tem outras dicas para planejar suas finanças neste começo de ano? Deixe nos comentários.

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play